Podia ser uma paráfrase de Maria Velho da Costa, mas é tão-só uma descrição do papel singular dos Assistentes Operacionais das Bibliotecas Escolares.
Na sua maioria do sexo feminino, elas acolhem os alunos que chegam e pedem ajuda; elas desinfetam as mãos das crianças, depois de limpar e arrumar mesas e cadeiras; elas ajudam a aceder às estantes; elas indicam alguns livros nas prateleiras; elas ensinam a enviar um mail, a gravar um ficheiro, a formatar uma imagem. Elas contactam por telefone os professores à hora marcada para uma sessão com a professora bibliotecária. Elas passam informações sobre concursos, trabalhos, exposições.
Elas preparam cenários para atividades de leitura. E aí elas cortam e recortam papel e tecido; elas cosem e colam; elas montam exposições e objetos cénicos. Elas fotografam e gravam as sessões. Elas enviam fotos e vídeos por mail ou Whatsapp, para a PB publicar.
Elas registam e carimbam os livros. Elas colocam uma camada de fita-cola para proteção das lombadas. A professora bibliotecária cataloga. E elas fazem as etiquetas, colam-nas e colocam nova camada de fita-cola para proteção das etiquetas.
Elas reparam livros usados que ainda tenham conserto. Elas abatem no sistema os que lhes são indicados para tal.
Elas limpam as instalações e arrumam os livros nas estantes.
Elas chegam a horas.
Elas são solidárias uma com a outra, apoiam-se e elogiam-se mutuamente. Elas são solícitas e diligentes e põem os seus dons naturais e o seu saber ao serviço da Biblioteca Escolar.
Elas são requisitadas para outros serviços. Elas cumprem ordens com cordialidade. Elas organizam o trabalho e cooperam entre si.
Elas inteiram-se do serviço da BE e esforçam-se por responder. Elas são cordiais e cooperantes. Elas são disciplinadas e disciplinadoras.
Elas mantêm uma mente aberta e gostam de aprender.
Elas são boas discípulas e o braço direito da professora bibliotecária. Elas são os tentáculos que operam nos bastidores das atividades com os alunos e em alguns eixos do tratamento documental.
Elas são… elas são fundamentais.
Maria Carla Crespo,
Professora bibliotecária,
Tributo às Assistentes de Biblioteca
Senhorinha Salsinha e Deolinda Costa,
Escola Básica D. António da Costa -
Agrupamento de Escolas Emídio Navarro
março de 2022
Sem comentários:
Enviar um comentário