Projetos


Experimentar a Brincar

CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS NO 1º CICLO


O Projeto "Experimentar a Brincar", iniciado em Setembro de 2009, é um projeto colaborativo desenvolvido em parceria entre o Agrupamento de Escola Emídio Navarro e a Escola Secundária Cacilhas-Tejo.
Neste projeto, que abrange quatro escolas do 1.º ciclo, são contempladas duas vertentes: uma científica que parte sempre de uma situação problema à volta da qual se desenvolve uma investigação recorrendo ao método científico, a qual será dinamizada com professores de Biologia, em interação com os professores do 1.º CB e outra transversal que será desenvolvida em articulação com as respetivas professoras titulares da turma e com as Bibliotecas Escolares das escolas envolvidas.
No final da exploração de uma atividade/experiência os alunos elaborarão um relatório, que terá a finalidade de consolidar, as aprendizagens adquiridas durante a atividade experimental. Posteriormente, na sala de aula ou na biblioteca, realizarão outras atividades onde poderão aplicar ou ampliar as noções abordadas.
Durante todas as atividades laboratoriais os alunos explorarão também simulações de atividades experimentais interativas, bem como realizarão exercícios didáticos nos quadros interativos.
As atividades experimentais desenvolvem-se no âmbito de princípios básicos de Físico-Química, Ecologia, Botânica e de Geologia e são realizadas na Escola Secundária Cacilhas -Tejo para os alunos da EB1 de Almada e um grupo de pré-escolar da EB1/JI Cataventos da Paz e na ES Emídio Navarro, para os alunos do 4º ano da EB1 n.º 3 da Cova da Piedade, da EB1/JI da Cova da Piedade e EB1/JI Cataventos da Paz.
A equipa coordenadora do projeto é constituída pelas professoras  Jocélia Albino (Biologia/Geologia),da ES Cacilhas-Tejo, os professores  Luísa Santos e Carlos Cardoso(Biologia/Geologia),da ES Emídio Navarro, e as professoras bibliotecárias do Agrupamento Emídio Navarro Margarida Pinho e Sara Cacela.

Atividades experimentais desenvolvidas no âmbito da temática

2009|2010
Biodiversidade numa amostra de solo
Micro-organismos numa infusão
Observação da biodiversidade a nível celular
Classificação de folhas
Extração de clorofila
Translocação nas plantas
Reprodução nas plantas
Germinação de sementes
História da Terra e dos Fósseis 
2010|2011
Dissolução e Flutuação
Propriedades do ar
2011|2012
· Propagação da luz -Movimento de rotação, de translação e aparente do sol-construção de um relógio de sol; Reflexão, refração e decomposição da luz num prisma ótico 
· Magnetismo - Materiais atraídos por um íman e atração e repulsão de  ímanes
· Eletricidade -Acender uma lâmpada
2012|2013
· Identificação Açucares (Glícidos) - Roda dos alimentos; Identificação de glícidos (hidratos de carbono) simples e complexos; Identificação   de vitaminas
· Sistemas digestivos - Digestão com um catalisador enzimático (dióxido de manganês) e digestão com enzimas (amílase salivar)
· O sistema digestivo
2013|2014
Gastronomia molecular
· Pipocas – o saboroso resultado de uma explosão
· Produção de manteiga
· Pão - nem mesa sem pão, nem exército sem capitão
2014|2015
Luz e Cristalografia
· Rochas, Minerais e Cristais
· Luz e Cor
· Extração de Pigmentos e Fotossíntese
2015|2016
· Observação de células (animais, vegetais e bacterianas)
· Observação de células/tecidos do trato digestivo
· Observação de células de tecidos da pele (epiderme, outros tipos de revestimento)

Todos os materiais do projecto estão disponíveis na plataforma moodle da ES
Cacilhas-Tejo podendo aceder-lhes, como visitante.

Sem comentários:

Publicar um comentário