Projetos

Projeto EBC - Experimentar a Brincar com Ciência

Ciências Experimentais no 1.º ciclo do EB


Dando continuidade ao Projeto "Experimentar a Brincar", a partir de setembro de 2016, iniciou-se uma nova etapa na promoção das ciências experimentais no 1.º ciclo dentro do agrupamento, com um novo projeto designado, EBC - Experimentar a Brincar com Ciência, desenvolvido pela Biblioteca Escolar da ESEN em parceria com o grupo disciplinar de Biologia e Geologia.
Trata-se de um projeto colaborativo de professores de vários ciclos/níveis e abrange todas as escolas do 1.º ciclo do agrupamento, envolvendo todas as turmas do 4.º ano de escolaridade.
Funciona em regime de oficina, com sessões que se realizarão no laboratório da E.S. Emídio Navarro, procurando despertar precocemente o gosto pela ciência, promover a literacia científica desde cedo e recuperar aprendizagens através de trabalho de cariz interdisciplinar que envolva as áreas das Ciências com outras áreas disciplinares. Neste sentido, são promovidos e dinamizados cenários integrados de aprendizagem, suportados pelo trabalho de projeto e pelo trabalho prático e experimental com a finalidade de integrar conhecimentos de diferentes áreas, recorrendo a metodologias ativas como a aprendizagem baseada na resolução de problemas, desafios e investigações.
A coordenação do projeto está a cargo da professora bibliotecária da ESEN, Sara Cacela, e da professora de Biologia e Geologia, Luísa Santos e conta com todos os professores do 1.º ciclo que lecionam o 4.º ano de escolaridade.

Experimentar a Brincar

Ciências Experimentais no 1.º Ciclo

O Projeto "Experimentar a Brincar", iniciado em Setembro de 2009, no AE António da Costa e posteriormente no AE Emídio Navarro (após a junção do primeiro agrupamento com a ESEN). Tratou-se de um projeto colaborativo que, durante 7 anos, foi desenvolvido em parceria com a Escola Secundária Cacilhas-Tejo.
A equipa coordenadora do projeto era constituída pelos professores Jocélia Albino (Biologia/Geologia), da ES Cacilhas-Tejo, Luísa Santos e Carlos Cardoso (Biologia/Geologia), da ES Emídio Navarro, e as professoras bibliotecárias do Agrupamento Emídio Navarro Margarida Pinho e Sara Cacela.
Este projeto, abrangeu quatro escolas do 1.º ciclo e contemplou duas vertentes: uma científica e outra transversal desenvolvida em articulação com as respetivas professoras titulares da turma e com as Bibliotecas Escolares das escolas envolvidas.
As atividades experimentais desenvolveram-se no âmbito de princípios básicos de Físico-Química, Ecologia, Botânica e de Geologia e foram realizadas na Escola Secundária Cacilhas -Tejo para os todos os alunos da EB1 de Almada e um grupo de pré-escolar da EB1/JI Cataventos da Paz e na ES Emídio Navarro, para os alunos do 4.º ano da EB1 n.º 3 da Cova da Piedade, da EB1/JI da Cova da Piedade e EB1/JI Cataventos da Paz.
Atividades experimentais desenvolvidas no âmbito das temáticas
2009|2010
Biodiversidade numa amostra de solo
Micro-organismos numa infusão
Observação da biodiversidade a nível celular
Classificação de folhas
Extração de clorofila
Translocação nas plantas
Reprodução nas plantas
Germinação de sementes
História da Terra e dos Fósseis 
2010|2011
Dissolução e Flutuação
Propriedades do ar
2011|2012
· Propagação da luz -Movimento de rotação, de translação e aparente do sol-construção de um relógio de sol; Reflexão, refração e decomposição da luz num prisma ótico 
· Magnetismo - Materiais atraídos por um íman e atração e repulsão de  ímanes
· Eletricidade -Acender uma lâmpada
2012|2013
· Identificação Açucares (Glícidos) - Roda dos alimentos; Identificação de glícidos (hidratos de carbono) simples e complexos; Identificação   de vitaminas
· Sistemas digestivos - Digestão com um catalisador enzimático (dióxido de manganês) e digestão com enzimas (amílase salivar)
· O sistema digestivo
2013|2014
Gastronomia molecular
· Pipocas – o saboroso resultado de uma explosão
· Produção de manteiga
· Pão - nem mesa sem pão, nem exército sem capitão
2014|2015
Luz e Cristalografia
· Rochas, Minerais e Cristais
· Luz e Cor
· Extração de Pigmentos e Fotossíntese
2015|2016
· Observação de células (animais, vegetais e bacterianas)
· Observação de células/tecidos do trato digestivo
· Observação de células de tecidos da pele (epiderme, outros tipos de revestimento)

Todos os materiais do projecto estão disponíveis na plataforma moodle da ES
Cacilhas-Tejo podendo aceder-lhes, como visitante.

Sem comentários:

Enviar um comentário