terça-feira, 31 de maio de 2022

Assistentes de Biblioteca - Boas práticas

Podia ser uma paráfrase de Maria Velho da Costa, mas é tão-só uma descrição do papel singular dos Assistentes Operacionais das Bibliotecas Escolares.

Na sua maioria do sexo feminino, elas acolhem os alunos que chegam e pedem ajuda; elas desinfetam as mãos das crianças, depois de limpar e arrumar mesas e cadeiras; elas ajudam a aceder às estantes; elas indicam alguns livros nas prateleiras; elas ensinam a enviar um mail, a gravar um ficheiro, a formatar uma imagem. Elas contactam por telefone os professores à hora marcada para uma sessão com a professora bibliotecária. Elas passam informações sobre concursos, trabalhos, exposições.



Elas preparam cenários para atividades de leitura. E aí elas cortam e recortam papel e tecido; elas cosem e colam; elas montam exposições e objetos cénicos. Elas fotografam e gravam as sessões. Elas enviam fotos e vídeos por mail ou Whatsapp, para a PB publicar.



Elas registam e carimbam os livros. Elas colocam uma camada de fita-cola para proteção das lombadas. A professora bibliotecária cataloga. E elas fazem as etiquetas, colam-nas e colocam nova camada de fita-cola para proteção das etiquetas.

Elas reparam livros usados que ainda tenham conserto. Elas abatem no sistema os que lhes são indicados para tal.


Elas limpam as instalações e arrumam os livros nas estantes.

Elas chegam a horas.

Elas são solidárias uma com a outra, apoiam-se e elogiam-se mutuamente. Elas são solícitas e diligentes e põem os seus dons naturais e o seu saber ao serviço da Biblioteca Escolar.

Elas são requisitadas para outros serviços. Elas cumprem ordens com cordialidade. Elas organizam o trabalho e cooperam entre si.

Elas inteiram-se do serviço da BE e esforçam-se por responder. Elas são cordiais e cooperantes. Elas são disciplinadas e disciplinadoras.

Elas mantêm uma mente aberta e gostam de aprender.

Elas são boas discípulas e o braço direito da professora bibliotecária. Elas são os tentáculos que operam nos bastidores das atividades com os alunos e em alguns eixos do tratamento documental.

Elas são… elas são fundamentais.

 

Maria Carla Crespo,

Professora bibliotecária, 

Tributo às Assistentes de Biblioteca 

Senhorinha Salsinha e Deolinda Costa, 

Escola Básica D. António da Costa - 

Agrupamento de Escolas Emídio Navarro

março de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário