quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Projeto "Pixels on tour" - o processo e a exposição itinerante.



Depois de ter já passado por duas escolas do nosso agrupamento - ES Emídio Navarro e EB António da Costa - a exposição do projeto "Pixels on tour" já esteve também patente em Lisboa, nas instalações da DGEST, na Praça de Alvalade, e encontra-se agora na Junta de Freguesia da Quinta do Conde, numa parceria com o centro de formação Eagle Intuition. A itinerância da exposição terminará em março, na EB nº 3 da Cova da Piedade (Caranguejais), já que esta também participou ativamente no projeto.

 A  Biblioteca Escolar,  em parceria com a professora Sónia Oliveira e a sua turma B do 4º ano letivo de 2019/2020, desenvolveram atividades de fotografia inclusiva, nas quais os 27 alunos participantes retrataram a sua escola e o tecido social do meio que a envolve.

O Projeto Erasmus + "Pixels on tour" foi dirigido a alunos de todos os níveis de ensino e utilizou a fotografia como meio facilitador da inclusão de colegas oriundos de outros países ou de outras regiões.

A arte em meio escolar como veículo de inclusão foi um excelente meio de juntar em trabalho de grupo jovens de diversas proveniências e etnias, num trabalho simultâneo de acolhimento e de integração nas comunidades escolares/regionais/nacionais em que o projeto se desenvolveu. Tanto alunos como professores foram munidos das competências técnicas tanto na arte fotográfica como nas outras tecnologias que permitiram a criação de imagens fotográficas que foram ao encontro dos objetivos inclusivos do projeto. Produtos extremamente tocantes de beleza estética e metafórica que encontramos nas fotografias expostas. O que indica, também, processos muito enriquecedores e de crescimento pessoal e social dos jovens envolvidos. 

Em termos estatísticos podemos afirmar ter sido o projeto muito positivo já que estiveram envolvidos diretamente nas suas atividades cerca de 40 especialistas, 100 professores e 400 alunos e, indiretamente, beneficiaram do mesmo cerca de 1000 professores e mais de 10.000 alunos das seis instituições envolvidas de França, Itália, Polónia, Portugal e Ucrânia. 

O nosso Agrupamento só pode sentir-se honrado pela sua boa participação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário