sábado, 2 de abril de 2022

Jogar às escondidas com livros?

 Como é que arrumamos os livros em casa?

Uns arrumam os livros por tamanhos, outros com cuidado para que o gato de lá de casa não lhes chegue... O Pedro escolhe aqueles de que gosta mais para um lado, depois os de que gosta menos e à parte os livros que são para a mãe ler. E a Fabiana disse-nos que arruma os livros por ordem alfabética (de acordo com o título de cada um).

E na biblioteca, como arrumamos os livros? E como distinguimos uns dos outros?


Depois da conversa com os meninos do 1ºA da EB de Almada, a professora bibliotecária (PB) explicou que há muitos modos de arrumar os livros em casa, mas que nas bibliotecas eles estão organizados de forma especial.

Para já, começámos por ver o que distingue um exemplar de outro que parece exatamente igual, mas que não é, pois cada um tem o seu "cartão de cidadão", ou seja, um nº de registo único junto do carimbo da escola.

Ainda houve tempo para uma brincadeira. Os alunos trocavam livros entre si do mesmo autor e com o mesmo título (ou seja, livros aparentemente iguais) e a PB tentava adivinhar onde estava cada exemplar que tinha sido trocado. A partir deste "jogo das escondidas dos livros", as crianças perceberam que, na verdade, não se tratava de adivinhar, mas sim de ler o número de registo de cada livro e assim distinguir o 1800 do 1801, por exemplo. 

É fácil, não é? Agora já sabem também que quando requisitam um livro têm que o devolver pessoalmente; não podem confundi-lo com os livros dos colegas, pois cada exemplar é único.   

Para a semana continuaremos a nossa formação de utilizadores, com mais jogos e surpresas.  

Sem comentários:

Enviar um comentário