sábado, 15 de janeiro de 2022

Leitura, escrita criativa e cidadania: trabalho com alunos

O desenvolvimento da Leitura e da escrita é uma prioridade para as Bibliotecas Escolares 2021.22. Respondendo a este desígnio, os alunos do 1º e do 2º ciclos das escolas D. António da Costa e EB1 de Almada (1º A, 2º A e 2ºB) têm desenvolvido atividades de contacto com os livros, a leitura e a escrita criativa, de acordo com as suas capacidades e o seu nível etário.

Em outubro, Hansel e Gretel, os sete cabritinhos, o patinho feio, fadas e duendes, bruxas do reino imaginário e do reino das batatas povoaram as histórias ouvidas, dramatizadas e recriadas pelas crianças nas respetivas bibliotecas escolares. 


A turma 5º7 venceu o desafio de escrever um conto tradicional contendo algumas expressões obrigatórias, retiradas à sorte de caixinhas de papel com as categorias da narrativa e objetos simbólicos.   

 


A caminho do Natal, a partir da obra Eu Espero, de Davide Cali e Serge Bloch, as crianças foram desafiadas a construir cenários de espera quotidiana (esperar na fila, esperar o autocarro, esperar a vez…) e da espera feita de esperança: a esperança do adiado reencontro com um familiar, a esperança de ter um brinquedo no Natal, a esperança de ser bombeiro, de ter uma profissão, de crescer…

 







Sonhos, desejos e esperanças em diálogo, a partir das ilustrações do livro Eu Espero, no qual um fio vermelho atravessa as páginas e que, para muitos meninos, simboliza o fio da vida…. 
Após as reflexões dirigidas pela professora bibliotecária, os pequeninos da EB1 de Almada desenharam os seus desejos e esperanças, os quais constituíram uma exposição coletiva à porta da sua Biblioteca Escolar. 
Já os alunos da EDAC, com o auxílio dos professores que os acompanharam (turmas de 1º, 2º, 5º e 6º anos, não faltando a participação de duas alunas da Unidade de Ensino Especial), expressaram os seus anseios num painel de escrita criativa multicolor e a diversas mãos colocado à entrada da respetiva BE.









De entre as atividades promovidas com as crianças do 1º e 2º anos da Escola Básica de Almada ao longo deste 1º semestre, houve ainda oportunidade para ver um excerto do filme “Patinho feio”, de Walt Disney, e refletir sobre as diferenças de cada um e a importância do acolhimento, aliando assim a leitura de imagens à construção da cidadania, outra prioridade para as Bibliotecas Escolares 2021.22 que empreendemos, em articulação com os professores titulares de turma.

Sem comentários:

Enviar um comentário