sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Concurso Nacional de Leitura 2021-22

Realizou-se ontem e hoje, dias 13 e 14 de janeiro, a 2ª parte das provas do Concurso Nacional de Leitura, a nível do nosso Agrupamento, tanto do Ensino Secundário sobre a obra de José Saramago, As pequenas memórias, como do 3º ciclo sobre Uma questão de cor, de Ana Saldanha. Os alunos presentes nesta 2ª parte, uma entrevista composta por duas questões orais e a leitura de um excerto da obra, foram selecionados na 1ª parte do concurso, em dezembro, através de uma prova escrita. Está concluída, assim, esta primeira 1ª fase do CNL que se realiza a nível do agrupamento.

Nas provas do Ensino Secundário, no dia 13, estiveram presentes Matilde P., Carolina F. e Inês B., tendo sido selecionadas as alunas Carolina F. e Inês B. para participarem na fase concelhia do concurso. 

Nas provas do 3º ciclo, no dia 14, estiveram presentes alunos da Escolas Emídio Navarro e António da Costa,  Inês A., Inês M., Lia V., Lucas N., Beatriz B., Carlos A. e Vasco R., tendo sido selecionados os  alunos Inês M. e Carlos A. para participarem na fase concelhia do concurso. 

Estas provas decorreram com muita qualidade, revelando o interesse dos alunos pela leitura, em geral, e um bom conhecimento das obras em causa, para além do interesse e capacidade reflexiva sobre os importantes temas que afloram. 

Parabéns a todos estes alunos pela sua boa participação no concurso e, especialmente, aos alunos selecionados para a fase concelhia, que se prevê realizar-se on-line no dia 17 de fevereiro, a parte escrita, e a 24 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Maria Lamas, a sessão das entrevistas, de forma presencial.

Para a fase concelhia, a 2ª fase do CNL, as obras escolhidas são José Saramago. Homem-rio, da autoria de Inês Fonseca Santos, para o  3º Ciclo e  Cais do Ginjal, da autoria de Romeu Correia, para o Ensino Secundário.

A 3ª fase do CNL, fase interconcelhia realizar-se-á a 20 de abril, na Amadora e a fase nacional, realizar-se-á a 4 de junho de 2022.

Mais informações sobre a 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura, poderão ser obtidas na página web do Plano Nacional de Leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário