domingo, 21 de fevereiro de 2016

Dia Internacional da Língua Materna 2016

O Dia Internacional da Língua Materna celebra-se todos os anos a 21 de fevereiro, data marcada por graves acontecimentos ocorridos em 1952, em Daca (Bangladesh), quando  alguns estudantes foram mortos em confronto com a polícia, ao defenderem, numa manifestação, o uso da sua língua materna, o bengali.

Existem cerca de 6000 línguas no mundo mas, segundo estudos da UNESCO,  mais de um terço  encontra-se em risco de extinção (ver Atlas das Línguas em Risco de Extinção). A UNESCO defende a importância da diversidade linguística e cultural e pretende que os Estados promovam nos seus cidadãos uma educação muiltilingue.                                                                                  O português, principal língua oficial de Portugal e de vários outros países, não é uma das línguas ameaçadas; bem pelo contrário, é uma das línguas mais faladas no mundo.  Contudo, em Portugal, existe uma língua minoritária que se encontra em risco, o mirandês. Felizmente, têm-se feito esforços para a sua preservação. Um deles, importante pelo seu simbolismo, foi a sua passagem a língua oficial, desde janeiro de 1999. Outra língua oficial de Portugal é língua gestual portuguesa, desde 1997. 

Será interessante sublinhar que nos países onde o Português é língua oficial, esta convive com mais de 260 outras línguas maternas!

O tema definido este ano pela UNESCO é “Quality education, language(s) of instruction and learning outcomes” ("Educação de qualidade, língua(s) de instrução e resultados de aprendizagem").

Isto sublinha a importância das línguas maternas para a educação de qualidade e a diversidade linguística, tendo em vista a nova Agenda 2030 para o  Desenvolvimento Sustentável. 

"As línguas maternas numa abordagem multilingue são componentes essenciais para a educação de qualidade, ela mesma o fundamento do empoderamento das mulheres e homens e das suas sociedades." 
Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO 

Tradução livre de algumas frases e materiais pela Biblioteca Escolar. Ver mais em:

Na 2ª feira, dia 22 de janeiro, a biblioteca da Escola D. António da Costa celebrará este dia com uma pequena exposição, sessões com grupos de alunos e saudações nas línguas maternas da nossa comunidade escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário