quinta-feira, 16 de outubro de 2014

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

Como encarar esta contradição de vivermos num mundo em que a obesidade é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, atingindo 850 milhões de pessoas e, por outro lado, mais de 800 milhões estar  a passar fome? Dizem-nos, também, que mais de dois milhões, por vezes até obesos, passam “fome invisível”, uma forma de subnutrição caracterizada pela falta de nutrientes essenciais (zinco, ferro, iodo, vitaminas A e B).

A mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas para o DiaMundial da Alimentação de 2014 é de esperança, garantindo-nos que em 10 anos diminuiu em 100 milhões o número de pessoas com fome, mas que ainda há muito a fazer. Neste ano de 2014 foi feita a aposta na agricultura familiar considerada base de sistemas alimentares e agrícolas inclusivos e sustentáveis.

Bem perto de nós, mesmo em meio urbano, assistimos ao desenvolvimento de pequenas hortas  que vão garantindo alguma ajuda a economias familiares débeis ou significam a  vontade de produção de alimentos com mais qualidade, livres de químicos  e de procedimentos industriais.


Este dia de 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação,  vem relembrar-nos a importância de refletirmos sobre o assunto e adotarmos uma correta alimentação. Na biblioteca da Escola António da Costa damos também destaque a este dia! 

Sem comentários:

Enviar um comentário