quinta-feira, 30 de março de 2023

EB Cataventos da Paz - Aniki Bobó na Semana da Leitura

Para os alunos mais velhos do 3º e 4º ano da Escola dos Cataventos da Paz, a sessão de literacia fílmica foi promovida pelo Professor Bibliotecário Pedro Campos, o nosso Mágico do Cinema/Charlot/ET... 😉😊 Desenvolveu-se a partir de Aniki-Bobó, a  primeira longa metragem de Manuel de Oliveira. "Com uma filmografia que inclui mais de cinquenta títulos, foi o único cineasta a passar do cinema mudo ao cinema sonoro, do preto e branco à cor e da película de nitrato ao suporte digital." (António Preto). 



Por isso Charlot / Charlie Chaplin foi também apresentado por via do nosso escritor de Almada, Romeu Correia, que no seu Bonecos de Luz presta homenagem aos primórdios do cinema, numa narrativa singela sobre a chegada do animatógrafo a uma pequena aldeia. 

A visualização de Aniki-Bobó, uma obra tão tocante para o mundo infantil, foi ampliada pelos conceitos transmitidos, pela iniciação à "gramática fílmica", de forma pedagógica e lúdica. Mas, na verdade, alguns destes conceitos e "truques" do cinema eram já conhecidos dos nossos alunos: desde o 1º ano beneficiam destas sessões! Adoram os filmes!😍

(Clique na etiqueta / tag da  Semana da Leitura para acompanhar as atividades deste ano e dos anos anteriores)

Sem comentários:

Enviar um comentário