sexta-feira, 11 de março de 2022

ESEN - "As pequenas memórias": comentários dos alunos


A partir da leitura da obra de Saramago As pequenas memórias, leitura escolhida para o Concurso Nacional de Leitura no momento escolar, foi pedido aos alunos que elaborassem um breve texto onde destacassem um episódio que tivessem gostado em particular. Alguns extratos desses textos dos alunos foram expostos na Biblioteca. Para melhor visibilidade, transcrevem-se aqui: 

«Apreciei o episódio (da ida à pesca) pelo humor intrínseco e por retratar o contraste entre a inocência de infância e a crueldade do mundo adulto.»

Inês Bernardo 12º CT3

«Por diversas passagens (…) relatadas na obra (…) constata-se a sua humildade e admiração pelo (…) real que percepciona.

Diogo Gomes 12º CSE 

“Esta foi a minha memória mais estimada pois (…) apesar de não se lembrar da cor do balão, Saramago ainda guarda vivamente a memória dos dois homens a troçar de si.”»

Carolina Ferreira 11º CT4

«(…) o que mais se destaca é a simplicidade e a pureza com que faz as descrições da linda aldeia (…), a Azinhaga.»

Leonor Pinto 11º CSE


«(…) a simplicidade dos pensamentos de uma criança (…). Ao contrário do que pensaria um adulto maturo.»

Cristina Lin 11º CSE 

“(…) acredito que o que Saramago queria era mostrar que tinha conseguido ultrapassar a dor física e psicológica ao longo do tempo.”

Daniela Duarte 10º CT1

«Foi uma leitura que me custou a adaptar devido ao estilo de escrita e à pontuação diferente, porém o episódio do pai ficou na minha memória devido ao quão engraçado foi de ler e descobrir algo mais sobre o autor.»

Mariana Rodrigues 12º LH

«A sua pureza e simplicidade (…) numa história que apesar de curta tive de reler três vezes, porque não conseguia compreender um ato tão horrendo e macabro. Arrepiou-me.»

Delfim Martins 10º CT1


Sem comentários:

Enviar um comentário