sábado, 12 de março de 2022

EB dos Caranguejais - Semana da Leitura -dia 11


A semana da Leitura 2022 encerrou na EB Cova da Piedade 3 (EB dos Caranguejais) com uma atividade muito interessante, "Os filmes dos livros", realizada em várias sessões que acolheram as turmas do 1º ano (A e B), do 2º ano (A e B) e do 3º ano (A)

Foram recordados alguns filmes que se inspiraram em livros e evidenciadas algumas diferenças e similitudes entra as duas artes: a literatura e o cinema. Os alunos foram desafiados a expressar a adesão a cada uma destas expressões artística, tanto pelo tipo de narrativa, de representação mental, como de emoções que podem suscitar.

O livro A melhor flor do mundo foi lido pelo dinamizador da sessão, o Prof. Pedro Campos, após ter apresentado o autor, José Saramago, e a sua importância no panorama literário nacional e mundial.  Também apresentou o filme homónimo, realizado por Juan Pablo Etcheverry. No final da projeção que colheu a grande atenção dos alunos, voltou-se ao diálogo e foram analisados os pormenores, as  diferenças entre as narrativas das duas obras artísticas e as especificidades de cada uma, para além da  mensagem que lhes é comum. 

Na verdade, fechou-se com chave de ouro esta Semana em que a leitura foi repetidamente vivida por todas as turmas da escola, tanto em contexto de sala de aula como em contexto da Biblioteca Escolar. 

Agarrando no lema do Plano Nacional de Leitura conseguimos, nesta semana, e prometemos, para sempre...: 

LER sempre! LER em qualquer lugar!

Sem comentários:

Enviar um comentário