segunda-feira, 21 de março de 2022

EB Cova da Piedade - Semana da Leitura - CineBiblioteca

Apesar de já ter havido no dia 9 uma festa de leitura, com muita música e alegria, na apresentação do livro Cabeças na Lua, pode dizer-se que a nossa Semana da Leitura começou hoje, porque, a partir de agora, as atividades vão passar a ser todas seguidas... Assim, tivemos uma atividades de leitura especial, a "leitura" de filmes, num cruzamento de objetivos entre o Plano Nacional de Leitura (PNL) e o Plano Nacional de Cinema (PNC) ao qual o nosso Agrupamento aderiu desde a primeira hora.  Os filmes apresentados fazem parte das sugestões do  PNC, para este nível etário. 

O primeiro filme,  Discurso de Abertura, de Norman McLaren, curta metragem de animação em stop motion com imagens reais, realizado em 1961, colheu o entusiasmo e grande animação dos alunos. O próprio realizador, pretendendo fazer um discurso de boas-vindas ao público, é confrontado com a situação caricata do microfone ganhar vida própria e lhe pregar muitas partidas. 

O segundo filme apresentado é já considerado uma longa metragem, com os seus 66 minutos. Trata-se também de um filme de animação, A minha vida de Courgette, de Claude Barras, de 2016. Ícaro, um menino que prefere ser tratado por Courgette, perde a mãe e é levado para um orfanato. A sua vida cruza-se com a dos novos adultos que o rodeiam e com a vida das outras crianças. Uma história de sofrimentos que prendeu imenso a atenção dos alunos mas também com apontamentos de humor muito apreciados e várias mensagens de esperança.  

Sem comentários:

Enviar um comentário