quarta-feira, 16 de março de 2022

EB Cataventos da Paz - Semana da Leitura- "A maior flor do Mundo"

Dar a conhecer e homenagear Saramago no centenário do seu nascimento, junto dos mais novos, resultou muito bem, pela constatação de como estes apreciaram a  escrita deste autor que dizia não saber escrever bem para crianças... 

O conto  A maior flor do Mundo, de José Saramago e o filme homónimo do realizador Juan Pablo Echeverry, servem, na perfeição a atividade "Filmes com livros". Assim, os alunos de todas as turmas do 1º ao 3º ano da EB dos Cataventos da Paz, "leram" pela voz e análise guiada do Prof. Pedro Campos tanto a obra  literária como a obra cinematográfica. Interpretaram a história comum e procuraram comparar as duas artes, quanto às linguagens que as caraterizam, nomeadamente pela diferença entre a narrativa da escrita e da narrativa audiovisual, a simbologia, o poder das técnicas usadas e também quanto ao envolvimento que suscitam da parte dos leitores/espectadores. 

Nesta "comparação incomparável" citaremos Abílio Hernandez Cardoso: "A meu lado, pousado na cadeira, tenho um livro, à minha frente um ecrã. Estou, literalmente, entre um poema e um filme. Quero escolher mas hesito na escolha, como tantas vezes me acontece em idêntica circunstância. Poema ou filme? Em boa verdade, sei que nunca poderei escolher entre um e outro…" 


Sem comentários:

Enviar um comentário