terça-feira, 19 de março de 2024

Reading Week 2024

Monkey Puzzle, de Julia Donaldson foi o conto escolhido para a Semana da Leitura, nas aulas de Inglês, dos 3.º anos da professora Fernanda Capucho. Esta ternurenta história conta a aflição de um pequeno macaquinho que se perdeu da sua mãe e encontra uma amiga, a doce e prestável borboleta, que tenta tudo para o ajudar. Porém, as coisas não são fáceis. A bem-intencionada borboleta interpreta mal as descrições do macaco, o que os leva a várias mães que não são a dele. O macaquinho, muito triste, pergunta a razão de tantas mães de outros animais, que nem se parecem com ele. A borboleta, perplexa,  responde-lhe que os seus bebés não se parecem com ela, uma linda e colorida borboleta!  Daí a confusão... Assim que percebeu tudo, a amável borboleta levou finalmente o macaquinho para junto da sua mãe!
Após a leitura e exploração do texto, os alunos trabalharam o ciclo de vida das borboletas, recorrendo a materiais recicláveis e a massas. Foi uma hora cheia de emoções e aprendizagens!



Para os 4ºs anos a escolha recaiu sobre Welcome, de Barroux, uma história poderosa com um final diferente, sobre questões extremamente importantes e atuais. Foi uma grande oportunidade para se discutir a situação dos migrantes e refugiados, bem como o aquecimento global, de uma forma gentil e aberta. Quando três ursos polares são levados para longe do seu lar gelado esperam encontrar refúgio numa nova terra. Mas quando são afastados de um novo lugar após outro, por recusas sem sentido de vários habitantes das ilhas onde paravam, começam a duvidar se algum dia encontrarão um lugar onde serão bem-vindos. Quando encontram a perfeita ilha deserta serão incomodados por três macacos que se aproximam num pequeno barco e lhes pedem ajuda para se salvarem. O que farão os ursos, outrora tão mal tratados por todos? 
Sensibilizados com o tópico da história, os alunos desenharam o "antes" (à deriva num minúsculo bloco de gelo) e o "depois" (já em terra firme) da vida dos ursos polares, infelizes/felizes, desesperados/tranquilos, assustados e solitários/relaxados e acolhedores. Foi uma mensagem perfeita, sobre muitas coisas..
 

Sem comentários:

Enviar um comentário