sexta-feira, 1 de março de 2024

Concurso de Leitura "Almada na rota do Oriente"


O AE Emídio Navarro aderiu ao Concurso "Almada na rota do Oriente", organizado pelo Centro Cultural Fernão Mendes Pinto e que é dirigido aos 2.º e 3.º ciclos de  todas as escolas e agrupamentos de escolas de Almada. O concurso realiza-se a partir de leituras de livros que se relacionam com o tema de Macau. 

Os professores de Português de 2.º ciclo da EB D. António da Costa (Francisco Destapado, Sílvia Macedo e Lúcia Couto) aderiram a esta dinâmica, tendo sido envolvidas as turmas do 5º ano (6,7,8,9 e 10) e do 6º ano (8 e 10). Os alunos leram o livro Missão impossível e realizaram uma Prova Escrita a 25 de janeiro, na  biblioteca escolar. Dessa prova foram selecionados 6 alunos, tendo comparecido cinco à Prova Oral que se realizou a 8 de fevereiro. A organização de todo o processo foi feita pela professora bibliotecária Sara Cacela e o júri foi constituído pelas professoras Helena Batista, Isabel Braga e Edite Condeixa (aposentada). 

Foram uns momentos muito interessantes. Os alunos inciaram a prova com a leitura expressiva de um excerto do livro. Em seguida, uns apresentaram o livro, outros tentaram convencer um colega a lê-lo. A terceira parte da prova consistiu na resposta a uma pergunta sobre o mesmo. Mas, de repente, estavam todos a dar a sua opinião sobre vários aspetos, a evidenciarem algumas curiosidades que os tocaram. Criou-se ali um momento de debate que foi muito interessante e proveitoso para todos. Não terá sido fácil para o júri escolher o vencedor pois houve várias prestações muito boas. Parabéns a todos! 

Na impossibilidade de presença da aluna Beatrice Podan na Final,  irá representar o Agrupamento a aluna Joana Lopes que obteve, também, um excelente resultado na fase interna do Concurso. Felicitações também para ela!

(atualização do post a 19 de março)

 A Grande Final do concurso vai realizar-se com os alunos selecionados pelas diversas escolas de Almada, a 10 de abril, no auditório do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, durante a parte da tarde, em sessão pública. Durante a manhã, os alunos terão oportunidade de visitar o Museu de Macau que se situa no mesmo local.  Para além dos alunos finalistas de cada agrupamento, estão convidados  mais 4 alunos participantes no concurso, para participarem na visita de estudo e assistirem a prova pública. Vai ser um dia muito interessante!

Este Concurso de Leitura integra-se na dimensão educativa do Projeto "Almada na rota do Oriente", mais concretamente numa rota até Macau, que se tem desenvolvido desde outubro de 2023, continuando até  junho de 2024, numa dinâmica de mais de 10 sessões.
Este Projeto foi acreditado como Ação de Curta Duração da Formação Contínua de Professores (6 horas), pelo Instituto Piaget, pelo que poderão ser feitas as inscrições AQUI.
Para seguir mais informação, consultar a página de Facebook "Almada na rota do Oriente - Macau".

Sem comentários:

Enviar um comentário