sexta-feira, 5 de maio de 2023

EB Cova da Piedade 3 - Semana da Leitura - Estórias com Andreia Roseiro

Andreia Arroseiro, Animadora de Leitura da Editora "The Poets and Dragons Society", esteve na  biblioteca da EB dos Caranguejais onde contou, leu, cantou e dramatizou dez histórias diferentes, em vinte sessões de leitura.

Bruxa, Bruxa, Vem à Minha Festa,  de Arden Druce, foi contada com uma caixa japonesa de  Kamishibai (literalmente, um "teatro de papel") e com língua gestual portuguesa. É um livro empolgante com ilustrações realmente assustadoras!

Com O Coelho, o Escuro e a Lata de Bolachas, de Nicola O'Byrne, parecia real  o problema da hora de ir para a cama e a Andreia ofereceu línguas-de-gato a toda a plateia.

Um Elefante Que Baloiçava, de Marianne Dubuc, foi uma história cantada, um verdadeiro musical de biblioteca, com toda a criançada a acompanhar. E sabem onde o elefante baloiçava? Numa teia de aranha!

O Dia em Que me Tornei Pássaro, de Ingrid Chabbert, foi contado com muita sensibilidade. Finaliza com a beleza indescritível de uma história de amor - só lendo!

Monstro, de Édouard Manceau, colocou a Andreia a enfrentar o medo e o susto com a ajuda de alunos destemidos, que desmontaram monstros através de infalíveis técnicas de cócegas.

Uma manhã, Sid, de Jez Alborough, voou de felicidade até à escola e, quando foi desafiado a provar tal feito, teve algumas dificuldades. A Andreia pôs toda a gente a voar como... os cães!

A Estranha Visita, de Garcia Iglesias e Vicente Cruz, é um livro de mistério, suspense e terror. Andreia afinou um coro, com todos os alunos a contarem como é possível aparecer-nos uma criatura horrenda, ranhosa, de rabo gordo e barriga flácida dentro da nossa própria casa.


 A Estranha Surpresa, de  Garcia Iglesias e Vicente Cruz, foi apresentado pela Andreia  como novidade editorial e contou a engraçada história que é a continuação de A Estranha Visita.

Com Quatro Cantinhos de Nada, de Jérôme Ruillier, um livro simples e importante por tratar da diversidade, da aceitação e da amizade, os alunos dramatizaram a história e por isso compreenderam-na melhor. 

O Rei Pequenino, de Taru Miura, vivia muito só no seu grande castelo, rodeado de muitas coisas grandes e até se enamora por uma grande princesa... E não é que a Andreia tinha mesmo um rei minúsculo dentro de uma caixa milimétrica?!

As leituras animaram as seis turmas da escola, abraçando alunos do 1º ao 4º ano, num total aproximado de 130 crianças - uma verdadeira festa da leitura! 

Obrigado, Andreia. Obrigado, The Poets and Dragons Society. 

Sem comentários:

Enviar um comentário