Para os alunos mais velhos do 3º e 4º ano da Escola dos Cataventos da Paz, a sessão de literacia fílmica foi promovida pelo Professor Bibliotecário Pedro Campos, o nosso Mágico do Cinema/Charlot/ET... 😉😊 Desenvolveu-se a partir de Aniki-Bobó, a primeira longa metragem de Manuel de Oliveira. "Com uma filmografia que inclui mais de cinquenta títulos, foi o único cineasta a passar do cinema mudo ao cinema sonoro, do preto e branco à cor e da película de nitrato ao suporte digital." (António Preto).
Por isso Charlot / Charlie Chaplin foi também apresentado por via do nosso escritor de Almada, Romeu Correia, que no seu Bonecos de Luz presta homenagem aos primórdios do cinema, numa narrativa singela sobre a chegada do animatógrafo a uma pequena aldeia.
A visualização de Aniki-Bobó, uma obra tão tocante para o mundo infantil, foi ampliada pelos conceitos transmitidos, pela iniciação à "gramática fílmica", de forma pedagógica e lúdica. Mas, na verdade, alguns destes conceitos e "truques" do cinema eram já conhecidos dos nossos alunos: desde o 1º ano beneficiam destas sessões! Adoram os filmes!😍
(Clique na etiqueta / tag da Semana da Leitura para acompanhar as atividades deste ano e dos anos anteriores)
Sem comentários:
Enviar um comentário