terça-feira, 25 de novembro de 2014

O livro que escolhi….

HPIM0537HPIM0538

Scan_Pic0059

Scan_Pic0058

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manuela Caeiro trouxe-nos: Lendas com Crocodilos

HPIM0498

A LENDA DO CROCODILO

(in Kiakilir)

"A Lenda do Crocodilo" - conto e lenda de TIMOR

Em Massacar, na ilha dos celebes, vivia um crocodilo. Isto passou-se muito antes dos tempos que já lá vão. Velho, sem velocidade para os peixes da ribeira, não teve outro recurso senão por pé no seco e aventurar-se terras adentro a ver se topava cão ou porco que lhe matasse a fome.

Andou, andou e nada topou.

Resolveu regressar, mas o caminho era longo e o sol ardia. Abrasado, sentiu o crocodilo que as forças iam faltar-lhe e que, mais passo menos passo, ficaria ali como uma pedra.

Mas o acaso fez que lhe passasse mesmo à mão e a tempo um rapaz. Este, condoído, ajudou-o a arrastar-se até à ribeira. O crocodilo ficou-lhe gratíssimo, oferecendo-se para, a partir daquele dia, o levar às costas pelas águas dos rios e do mar.

Certa vez, apertada pela fome e sem cão ou porco que a matasse, dicidiu-se a comer o rapaz. Antes, porém, para alívio da consciência, consultou os outros animais sobre se devia ou não comê-lo. Desde a baleia ao macaco todos ralharam muito com ele acusando-o de ser ingrato.

Inclinado-se perante a opinião geral e no receio de que a sua presença passasse, de futuro, a ser mal tolerada, o crocodilo dispôs-se a partir mar fora e a levar consigo o dedicado rapaz por quem, vencida a tentação, sentia amizade quase paternal.

Foi nesta disposição que convidou o rapaz a pular-lhe para as costas.

Fazendo-se, então, ao mar, nadou, onda após onda, em demanda das terras onde nasce o sol, convencido de que lá havia de encontrar um disco de oiro semelhante ao outro que o norteava. Porém, quando, já cansado de nadar, pensou em dar meia volta e regressar às terras de origem, sentiu que o corpo se lhe imobiliza e se transformava rapidamente em pedra e terra, crescendo, crescendo, até atingir as dimensões de uma ilha.

Caminhou então o rapaz sobre o dorso desta ilha, rodeou-a com o olhar e chamou-a de Timor que, em língua malaia, quer dizer oriente.

FORUM HAKSESUK: UMA VERSÃO ANALÍTICA SOBRE A LENDA CROCODILO DE TIMOR

Timor Leste: o homem e o crocodilo

(By Father Jose Cancio da Costa Gomes, SDB)

HPIM0501

O Menino e o Crocodilo

Um crocodilo, andando a passear, encontrou-se com um menino e disse-lhe:
- Ensina-me o caminho do rio porque eu perdi-me.
O menino respondeu:
-Para te levar à beira do rio, não tenho confiança em ti.
Respondeu-lhe o crocodilo:
-Não duvides de mim porque não estou a enganar-te, mas, se não acreditas, amarra-me as mãos e as patas.
o menino assim fez e depois carregou o crocodilo à cabeça.
Quando estavam perto do rio, o menino disse ao crocodilo:
- Como já chegámos vou por-te no chão. A seguir, desatou as cordas com que o amarrara.
Logo que o menino voltou as costas, o crocodilo apanhou-o.
- O que me queres fazer? - interrogou o menino.
-Quero comer-te - respondeu o crocodilo e, carregando com o rapazinho, marchou para o rio.
O Crocodilo entrou na água com a criança. Ao mesmo tempo, apareceu na margem do rio, uma lebre.
O menino disse ao crocodilo:
- Espera. Eu vou chamar a lebre para ela ser testemunha do que me fizeste.
O menino relatou à lebre o que se passara.
A lebre, surpreendida com o que lhe disse o pequeno, respondeu:
-Tu tens muita coragem.Como é que te atreveste a ajudar o crocodilo?
O pequeno ripostou:
- Andei com precaução, porque, quando o transportei até ao rio, lhe amarrei as patas e as mãos.
Volta a lebre a falar:
-Não! Isso que me dizes, eu não acredito. Explica-me bem como é que fizeste.
O crocodilo tornou a pôr as mãos e as patas para trás e o menino amarrou-o.
- Como é que o carregaste? - perguntou a lebre.
O menino arranjou uma rodilha e pôs o crocodilo à cabeça. Fez tudo isto sentado e só depois de ter a carga à cabeça é que se levantou.
nessa altura, a lebre voltou a indagar:
-Então o teu pai nunca comeu crocodilo? E a tua mãe?
-Gostam - respondeu o pequeno -, e costumam comer.
-Então carrega com ele e leva-o para casa - insistiu a lebre, e terminou:
- quem procedeu como o crocodilo é a paga que merece.
Moral: É bem verdade que a astúcia domina a força.
Fonte: Histórias de Longe e de Perto - Histórias, Contos e Lendas de Povos que falam também português, concepção e selecção de Maria de Lourdes Tavares e Maria Odete Tavares Tojal, Ministério da Educação (texto com supressões)

Ver mais em ….Quarto Crescente

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Halloween 2014 - Escola António da Costa

Atualização de 5 de novembro 

Filme sobre os trabalhos de Halloween produzidos pelos alunos:



RESULTADOS DO CONCURSO DE  TRABALHOS DE HALLOWEEN:

1º lugar - Beatriz Oliveira , 5º 3
2º lugar - Gil Piedade, 5º 3
3º lugar - Catarina Lampreia, 5º 7



Registo fotográfico do Concurso de Máscaras de Halloween 2014 - alguns participantes 


Atualização de 31 de outubro

 RESULTADOS DO CONCURSO DE MÁSCARAS DE HALLOWEEN 2014


Post inicial, de 28 de outubro

A biblioteca da Escola António da Costa começa a encher-se com os trabalhos de Halloween, dinamizados na disciplina de inglês. Esta atividade tem como principais objetivos, não só o desencolvimento da língua inglesa, mas também o de dar a conhecer as tradições anglo-saxónicas. No mundo globalizado em que vivemos esta e outras festividades são adotadas noutras culturas, até na nossa. Encontrar alguns aspetos coincidentes com  tradições culturais latinas desta época do ano é um exercício interessante para o diálogo intercultural que a globalização nos pode proporcionar.


O espaço da biblioteca está a tornar-se verdadeiramente arrepiante e já colocamos em destaque livros que se enquadram muito bem neste tema! Bruxas, monstros, dimensões desconhecidas!!!



As atividades de pesquisa sobre o tema desenvolvem-se nas aulas e também na biblioteca onde o "ateliê" de artes plásticas está ativo e criativo. Também em casa, os pais dão excelentes ajudas na produção de trabalhos muito assustadores!!


No dia 31, nos dois intervalos da manhã, os nossos "mascarados" de Halloween desfilarão na biblioteca para se submeterem à avaliação de um exigente júri!!  Veremos o que vai acontecer!


No espaço polivalente vai realizar-se uma Feira de Bolos, organizada pela disciplina de EMRC. Que delícia!

sábado, 1 de novembro de 2014

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

 "A  tua biblioteca escolar: um mapa de ideias" foi a frase chave da comemoração, este ano, do Mês Internacional da Biblioteca Escolar.  Construiram-se os Trilhos de Ideias que percorreram a escola até à biblioteca. Pés e mãos conduziram os olhares pelas letras, pelas palavras, pelas mensagens colhidas nos livros e nos ecrãs e que  que nos devolvem a eles. Para continuar a leitura, para a aprofundar e lhe dar sentido. Crítico, poético, informativo, lúdico, formativo, ...
Criaram-se momentos de leitura, refletiu-se sobre a importância das bibliotecas e como utizá-las. Agradecemos aos professores que colaboraram nas sessões organizadas na biblioteca e a todos os outros que no seu espaço de aula assinalaram o Dia da Biblioteca Escolar e promoveram a leitura.

Ver mais aqui

... e também aqui

Dia Mundial da Poupança e Dia da Formação Financeira.


As turmas de 9º ano de OC - Educação Financeira, têm vindo a usar intensamente as bibliotecas escolares do agrupamento  (da ESEN e da EBAC) na preparação de materiais para a celebração do Dia Mundial da Poupança e da Educação Financeira, a 31 de outubro.











E assim,  tivemos uns maravilhosos mealheiros nas bibliotecas e nos outros espaços das escolas do agrupamento a lembrarem-nos a importaância de poupar. Neste caso, estes foram especiais: são Mealheiros Solidários que recolheram donativos para uma instituição de solidariedade.



Também foi possível testar a nossa cultura financeira e descobrir boas práticas para gerir as nossas contas, através de uma aplicação instalada em vários computadores das escolas, inclusive nas bibliotecas, que continuam disponíveis.

Vamos lá testar o que sabemos fazer sobre a nossa capacidade de gerir os nossos recursos financeiros!



Parabéns pelas inciativas!

Visita ao Media Lab do Diário de Notícias

Nos dias 28 e 30 de outubro os alunos do 8º ano da Escola António da Costa tiveram a oportunidade de visitar o Jornal Diário de Notícias e usufruir das atividades do Media Lab, por iniciativa do grupo de Português.

No início da visita foi destacada a imponência do edifício construído em 1940, e das pinturas de Almada Negreiros. No auditório, o filme apresentado revelou a história do jornal e os acontecimentos mais marcantes dos últimos 150 anos que este periódico acompanhou, no país e no mundo. Também foi suscitada reflexão sobre a importância crescente  dos media e a necessidade de utilização crítica dos meios de comunicação, nomeadamente da internet. Na sessão do dia 30, evocando-se o Dia Mundial da Poupança a celebrar no dia seguinte, os alunos  tiveram, também, a oportunidade de assistir a uma pequena palestra sobre o tema. A visita à redação do jornal permitiu compreender a sua organização, as diversas tarefas e momentos de produção de um  jornal diário. Finalmente, o grande desafio foi lançado aos nossos jovens: o de "vestirem" a pele de um jornalista e fazerem a primeira página do seu próprio jornal! Os alunos responderam bem ao desafio!


É de saudar esta iniciativa do grupo de Português que contou com a colaboração dos outros professores acompanhantes, inclusive das professoras bibliotecárias. Resultou numa experiência muito enriquecedora, tanto para os alunos como para os professores.

O Diário de Notícias está de parabéns por este excelente trabalho de educação para os media.