segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Reportagem sobre o projeto “O Navio azul”

Dia 29 de fevereiro:

Dois meninos estão a escrever o projeto do Navio Azul.

Um grupo está a ler o poema expressivamente.

Outro grupo está a criar os seus bonecos para irem viajar no navio: estão a modelar a cabeça com plasticina.

Entretanto, alguns vão pintando os seus bonecos para ficarem coloridos.

A professora Manuela está feliz e contente com os alunos que vão dizendo o poema O navio azul.

O nosso navio azul já está pronto para navegar.

A professora Margarida vai no alto mar… (Ai se pudesse!!!…)

Repórteres: Francisco e Rosana

HPIM0921HPIM0923HPIM0926HPIM0927HPIM0928

UM PROJETO

Nós, os alunos do 4º ano da turma A, estamos a trabalhar no projeto (SOS Sorri) que vai ser exposto na Biblioteca Municipal de Almada – Fórum Romeu Correia. Há meninos que estão a: pintar espirais, pintar e desenhar  circunferências e a nossa professora pintou (grafitou) um painel. Outros colegas nossos, como já acabaram o trabalho, estão a jogar jogos no computador da biblioteca da nossa escola.

HPIM0951HPIM0952HPIM0953HPIM0955HPIM0957

Escrito e fotografado por : Daniela Landeiro e Ana Cioara, alunas da professora Margarida Pinho.

Ler Cinema na Semana da Leitura

2016-02-19_1551fotografia 3fotografia 4

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Resultados do Concurso "Faça lá um Poema" - 2016



Dia Internacional da Língua Materna 2016

Festejamos no dia 22 de fevereiro!

Saudamos a nossa língua materna! Saudamo-nos nas nossas línguas maternas!

Atualização a 24 de fevereiro:
A nossa exposição chamou a atenção pela  "base de expositor" que criamos com mapas de livros antigos e também pelo seu conteúdo! Muitas pessoas não sabiam que existem três línguas oficiais em Portugal e que temos uma língua materna em risco de extinção: o mirandês. O alfabeto da língua gestual  portuguesa também atraiu muitos alunos e alguns já o andam a aprender!
Os grupos que assistiram à sessão promovida na biblioteca sobre o tema também revelaram interesse sobre estes assuntos, nomeadamente os alunos do 5º 8 que vieram à biblioteca na aula de Inglês, com a Profª Isabel Aldinhas. Todos chegamos à conclusão que é importante acarinhar e proteger as línguas maternas e também a diversidade linguística e cultural. As línguas e a sua diversidade são um importante património da humanidade que devemos defender. 
  

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Trabalhos Divertidos

Estamos a continuar o trabalho do projeto SOS SORRI.

Estamos a fazer espirais de várias cores e feitios. As nossas espirais estão a ficar mais coloridas e com várias técnicas de pintura . Os nossos colegas  também estão a fazer um esquema e a colorir os padrões. A Lara e a Daniela,estão a passar a caneta preta uns desenhos com padrões. Usamos materiais como tintas , marcadores, lápis e guaches. A nossa professora está com uma  máquina a cortar uma circunferência , dois dos nossos colegas estão a fazer padrões da base do nosso projeto, outros dois estão a fazer padrões numa circunferência. As nossas amigas Ana e Inês Teixeira estão a fazer um ótimo trabalho,está a ficar espetacular. Uns amigos estão a fazer uma barra às riscas azuis. Que fixe!

A Lara já acabou o trabalho com a sua cara,ficou muito gira! E nós, é claro que também estamos a fazer o trabalho mais cansativo , mas até está a ser fixe!

Carolina Matias, Inês Henriques e  Maria Matos - 4ºA

HPIM0875HPIM0874HPIM0876HPIM0881HPIM0884HPIM0893HPIM0916HPIM0917

PROJETO “NAVIO AZUL”

Estamos a começar um trabalho com os nossos bonecos.
Os nossos bonecos estão ir bem, são feitos de arame e fita cola. Há pessoas que já estão a fazer a segunda fase do trabalho.
O Francisco começou a pôr a camisola,que ficou muito gira. Para a semana continuamos.
 HPIM0835HPIM0841HPIM0851HPIM0855
3ºC – Mariana e Alexandre

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Dia Internacional da Língua Materna 2016

O Dia Internacional da Língua Materna celebra-se todos os anos a 21 de fevereiro, data marcada por graves acontecimentos ocorridos em 1952, em Daca (Bangladesh), quando  alguns estudantes foram mortos em confronto com a polícia, ao defenderem, numa manifestação, o uso da sua língua materna, o bengali.

Existem cerca de 6000 línguas no mundo mas, segundo estudos da UNESCO,  mais de um terço  encontra-se em risco de extinção (ver Atlas das Línguas em Risco de Extinção). A UNESCO defende a importância da diversidade linguística e cultural e pretende que os Estados promovam nos seus cidadãos uma educação muiltilingue.                                                                                  O português, principal língua oficial de Portugal e de vários outros países, não é uma das línguas ameaçadas; bem pelo contrário, é uma das línguas mais faladas no mundo.  Contudo, em Portugal, existe uma língua minoritária que se encontra em risco, o mirandês. Felizmente, têm-se feito esforços para a sua preservação. Um deles, importante pelo seu simbolismo, foi a sua passagem a língua oficial, desde janeiro de 1999. Outra língua oficial de Portugal é língua gestual portuguesa, desde 1997. 

Será interessante sublinhar que nos países onde o Português é língua oficial, esta convive com mais de 260 outras línguas maternas!

O tema definido este ano pela UNESCO é “Quality education, language(s) of instruction and learning outcomes” ("Educação de qualidade, língua(s) de instrução e resultados de aprendizagem").

Isto sublinha a importância das línguas maternas para a educação de qualidade e a diversidade linguística, tendo em vista a nova Agenda 2030 para o  Desenvolvimento Sustentável. 

"As línguas maternas numa abordagem multilingue são componentes essenciais para a educação de qualidade, ela mesma o fundamento do empoderamento das mulheres e homens e das suas sociedades." 
Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO 

Tradução livre de algumas frases e materiais pela Biblioteca Escolar. Ver mais em:

Na 2ª feira, dia 22 de janeiro, a biblioteca da Escola D. António da Costa celebrará este dia com uma pequena exposição, sessões com grupos de alunos e saudações nas línguas maternas da nossa comunidade escolar.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Semana dos Afetos 2016 - Concurso de Caligrafia


Semana dos Afetos 2016 - "Procura-se"

Este ano o  Estendal do Amor prolongou-se pelo espaço Polivalente e  acolheu os importantes apelos da atividade de Português, "Procura-se"...

Pois... quem se sentir identificado nestes apelos só tem de responder em envelope fechado e entregá-lo na Biblioteca. Não esquecer de colocar o código, no exterior do envelope!

Misteriosa  atividade, esta! Que empolga e diverte! Que nos faz refletir sobre as nossas careterísticas, os nossos desejos, os nossos sonhos! Que nos faz escrever sobre eles e representá-los também pelo desenho, pela cor e pela forma!

Semana dos Afetos 2016 - Atividades / Exposições

Na biblioteca da EDAC destacamos alguns livros e DVD sobre o tema do amor e dos afetos e, no dia 12, projetamos um dos filmes que existem na biblioteca, recomendado pelo Plano Nacional de Cinema para o 3º ciclo: Romeu e Julieta, de Baz Luhrmann. Para além do ateliê da biblioteca onde houve grande produção de escrita e decoração, o espaço, recursos e logística da biblioteca estiveram disponíveis para outras atividades e disciplinas que responderam ao apelo de dinamização da Biblioteca para a celebração da Semana dos Afetos na Escola D. António da Costa. Os trabalhos da disciplina de espanhol, da profª Ana  Capitão, foram dos primeiros a aparecer a essa chamada. Os da disciplina de inglês, que preenchem sempre a biblioteca com muita animação ao longo de todo o ano, apresentaram-se novamente e, com mais destaque, os da turma CEF - 2º D, da Profª Ana Pontes. Os alunos da Profª Dulce Valverde também tiveram a oportunidade de verem projetados os seus trabalhos em Power-point, nesta exposição. Tratou-se do trabalho de Ciências Naturais da turma CVA2 sobre o Coração Saudável e do 5º 9, com os trabalhos de OC, sobre a igualdade de género. A Saúde Escolar de Almada desafiou também as escolas ao desenvolvimento de atividades no âmbito dos afetos, e a Profª Lourdes Ferreira, como representante do Gabinete de Saúde da escola trouxe-nos o desafio de, no dia 12 de fevereiro, nos cumprimentarmos com abraços, em vez dos cumprimentos habituais. Também relacionado com o desafio do Projeto de Saúde, a Profª Júlia Alves desenvolveu uma interessante atividade na aula de EMRC em que os alunos construiram descrições afetuosas sobre os outros, em folhas decoradas. Estes contributos preencheram parte significativa do nosso Estendal do Amor. E o Estendal do Amor prolongou-se para lá da Biblioteca, rumo ao espaço Polivalente, onde estão expostos os apelos do "Procura-se"...

Semana dos Afetos 2016- Ateliê e Correio do Cupido

O ateliê da biblioteca andou muitíssimo ativo nestas últimas semanas! As assistentes operacionais da biblioteca continuam a levar muito a sério esta valência da biblioteca, de disponibilizar aos alunos bonitos materiais (a maior parte deles totalmente reciclados!!), a ensinar técnicas, a sugerir e apoiar a produção de trabalhos para as disciplinas ou outras propostas: cartas, cartões, mensagens, envelopes, decorações... e outras coisas mais! Apoia-se o desenvolvimento das manualidades e também a produção escrita, a organização, a imaginação, o sentido estético. Os alunos gostam muito e, na Semana dos Afetos, a Caixa do Correio do Cupido fica a abarrotar! Os Alunos-Cupidos têm imenso trabalho na distribuição e é sempre um momento muito esperado e animado. E não será por acaso que ainda vão aparecendo pela biblioteca algumas cartas e algumas respostas... que serão devidamente entregues aos seus destinatários!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Um Livro - Uma Frase




Da atividade do Natal na EB D. António da Costa, publicam-se agora algumas frases dos marcadores de livros que os alunos produziram e que conseguimos recuperar.
    
           "UM LIVRO - UMA FRASE"

        VER AQUI
(atualização 23/2/2016)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

SOS SORRI !!!!

Estamos a começar a fazer um trabalho num projeto chamado SOS SORRI. É um trabalho que tem a ver com a paz e com os sorrisos.

Estamos a fotografar o trabalho que os nossos colegas estão a fazer: pinturas, retratos dos outros, espirais e perfuração de tampas. Estamos a terminar os retratos e estão todos originais, giros e coloridos.

Repórteres: Rafael P. e Gabriel - 4ºA

HPIM0825HPIM0821HPIM0784HPIM0792

HPIM0796HPIM0822l

A reportagem do Pedro e da Natália: o navio azul

Continuamos na construção do nosso livro-objeto, sobre o poema de Maria Rosa Colaço “O Navio Azul”.

Hoje, a Patrícia, o Rodrigo, a Ariana, o Alexandre, o David e o Pedro estão a pintar o mar e o sol do NAVIO AZUL.

Os bibliotecários são o Renato e a Mariana. Eles estão a orientar as requisições domiciliárias.

A Roxana, o Francisco, Ana e a Joana estão, no computador, a fazer a cópia de partes do poema  do navio azul.

O Ivanilson está a fazer o navio azul.  Está a pôr um papel dentro do navio para ficar todo azul,  para ficar mais bonito e dar a impressão  de que fica perto de nós.HPIM0774HPIM0767HPIM0752HPIM0762HPIM0758HPIM0757(1)

HPIM0776As fotografias que tirámos, foram rápidas mas ficaram giras.

Os repórteres: Natália e Pedro do 3º C

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Clubes de Leitura

Esta semana, os alunos do 3º ano leram poemas e memorizaram lengalengas dos livros de Provérbios portugueses de António Moreira e de Eu bem viu nascer o sol de Alice Vieira.

O 4º ano continuou com o seu projeto sobre “A Paz”, avançando em mais uma etapa na construçao do seu livro-objeto.

A colaboração da Manuela Caeiro, nestas sessões, foi preciosa. Até breve!

DSC04507DSC04620

Mais notícias em Quarto Crescente