sábado, 29 de janeiro de 2022

Concurso Nacional de Leitura - 1º Ciclo

Já estão apurados os três alunos do 1º ciclo que integraram a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, a nível de  Agrupamento, e que irão representar as respetivas escolas na segunda fase que se realiza a nível municipal.

A primeira parte da fase de Agrupamento, uma prova escrita sobre a obra Um problema muito enorme, de Álvaro Magalhães, foi realizada em dezembro, em algumas turmas de 1º Ciclo cujos professores  aderiram ao concurso. Os alunos selecionados, da EB1 da Almada, da EB1 Cova da Piedade 3 e da EB1 Cataventos da Paz, realizaram recentemente,  em janeiro, a 2ª parte do concurso constituída por uma entrevista, onde o júri lhes propôs a resposta a duas questões sobre a obra e a leitura de um excerto, em voz alta. 

Da EB1 de Almada participaram nesta fase os alunos do 4º ano, Marisa N. e Sebastião G., tendo sido selecionado o aluno Sebastião G.; da EB1 dos Cataventos da Paz participaram os alunos do 4ºano, Carolina C., Afonso A., Carolina S., Diogo C., Helena J. e Rita S., tendo sido selecionada a aluna Helena J.; da EB1 da Cova da Piedade 3 foi selecionada a aluna do 4º ano, Emma B.

Parabéns a todos os participantes pelas suas boas prestações nas provas, especialmente aos vencedores que irão representar as respetivas escolas na fase municipal do CNL. E já começaram a ler o livro escolhido para esta segunda faseTodos os escritores do mundo têm a cabeça cheia de piolhos, de José Luís Peixoto. A primeira parte desta fase é também uma prova escrita que se realizará on line a 17 de de fevereiro. Desta, serão selecionados os alunos do concelho que irão participar na segunda parte, a grande sessão concelhia das entrevistas, que está prevista para 24 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Maria Lamas.

A 3ª fase desta 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura, a fase interconcelhia,  realizar-se-á a 20 de abril, na Amadora e a grande final nacional, está agendada para 4 de junho de 2022.

Boas leituras! Bom trabalho! Boa sorte para os nossos representantes! 

sábado, 15 de janeiro de 2022

Leitura, escrita criativa e cidadania: trabalho com alunos

O desenvolvimento da Leitura e da escrita é uma prioridade para as Bibliotecas Escolares 2021.22. Respondendo a este desígnio, os alunos do 1º e do 2º ciclos das escolas D. António da Costa e EB1 de Almada (1º A, 2º A e 2ºB) têm desenvolvido atividades de contacto com os livros, a leitura e a escrita criativa, de acordo com as suas capacidades e o seu nível etário.

Em outubro, Hansel e Gretel, os sete cabritinhos, o patinho feio, fadas e duendes, bruxas do reino imaginário e do reino das batatas povoaram as histórias ouvidas, dramatizadas e recriadas pelas crianças nas respetivas bibliotecas escolares. 


A turma 5º7 venceu o desafio de escrever um conto tradicional contendo algumas expressões obrigatórias, retiradas à sorte de caixinhas de papel com as categorias da narrativa e objetos simbólicos.   

 


A caminho do Natal, a partir da obra Eu Espero, de Davide Cali e Serge Bloch, as crianças foram desafiadas a construir cenários de espera quotidiana (esperar na fila, esperar o autocarro, esperar a vez…) e da espera feita de esperança: a esperança do adiado reencontro com um familiar, a esperança de ter um brinquedo no Natal, a esperança de ser bombeiro, de ter uma profissão, de crescer…

 







Sonhos, desejos e esperanças em diálogo, a partir das ilustrações do livro Eu Espero, no qual um fio vermelho atravessa as páginas e que, para muitos meninos, simboliza o fio da vida…. 
Após as reflexões dirigidas pela professora bibliotecária, os pequeninos da EB1 de Almada desenharam os seus desejos e esperanças, os quais constituíram uma exposição coletiva à porta da sua Biblioteca Escolar. 
Já os alunos da EDAC, com o auxílio dos professores que os acompanharam (turmas de 1º, 2º, 5º e 6º anos, não faltando a participação de duas alunas da Unidade de Ensino Especial), expressaram os seus anseios num painel de escrita criativa multicolor e a diversas mãos colocado à entrada da respetiva BE.









De entre as atividades promovidas com as crianças do 1º e 2º anos da Escola Básica de Almada ao longo deste 1º semestre, houve ainda oportunidade para ver um excerto do filme “Patinho feio”, de Walt Disney, e refletir sobre as diferenças de cada um e a importância do acolhimento, aliando assim a leitura de imagens à construção da cidadania, outra prioridade para as Bibliotecas Escolares 2021.22 que empreendemos, em articulação com os professores titulares de turma.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Concurso Nacional de Leitura 2021-22

Realizou-se ontem e hoje, dias 13 e 14 de janeiro, a 2ª parte das provas do Concurso Nacional de Leitura, a nível do nosso Agrupamento, tanto do Ensino Secundário sobre a obra de José Saramago, As pequenas memórias, como do 3º ciclo sobre Uma questão de cor, de Ana Saldanha. Os alunos presentes nesta 2ª parte, uma entrevista composta por duas questões orais e a leitura de um excerto da obra, foram selecionados na 1ª parte do concurso, em dezembro, através de uma prova escrita. Está concluída, assim, esta primeira 1ª fase do CNL que se realiza a nível do agrupamento.

Nas provas do Ensino Secundário, no dia 13, estiveram presentes Matilde P., Carolina F. e Inês B., tendo sido selecionadas as alunas Carolina F. e Inês B. para participarem na fase concelhia do concurso. 

Nas provas do 3º ciclo, no dia 14, estiveram presentes alunos da Escolas Emídio Navarro e António da Costa,  Inês A., Inês M., Lia V., Lucas N., Beatriz B., Carlos A. e Vasco R., tendo sido selecionados os  alunos Inês M. e Carlos A. para participarem na fase concelhia do concurso. 

Estas provas decorreram com muita qualidade, revelando o interesse dos alunos pela leitura, em geral, e um bom conhecimento das obras em causa, para além do interesse e capacidade reflexiva sobre os importantes temas que afloram. 

Parabéns a todos estes alunos pela sua boa participação no concurso e, especialmente, aos alunos selecionados para a fase concelhia, que se prevê realizar-se on-line no dia 17 de fevereiro, a parte escrita, e a 24 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Maria Lamas, a sessão das entrevistas, de forma presencial.

Para a fase concelhia, a 2ª fase do CNL, as obras escolhidas são José Saramago. Homem-rio, da autoria de Inês Fonseca Santos, para o  3º Ciclo e  Cais do Ginjal, da autoria de Romeu Correia, para o Ensino Secundário.

A 3ª fase do CNL, fase interconcelhia realizar-se-á a 20 de abril, na Amadora e a fase nacional, realizar-se-á a 4 de junho de 2022.

Mais informações sobre a 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura, poderão ser obtidas na página web do Plano Nacional de Leitura.