A fase municipal do Concurso Nacional de Leitura 2023, realizou-se em Almada, a 16 de fevereiro (prova escrita, on line, em cada escola) e a prova presencial, de palco, a 23 de fevereiro, na sala Pablo Neruda do Fórum Romeu Correia.
Do nosso Agrupamento foi selecionada para a prova de palco a aluna Laura Esteves, do 3º ciclo, com um ótimo desempenho, tanto da leitura expressiva como da parte argumentativa. A obra em causa, lida pelos alunos de 3.º ciclo, foi O vício dos livros, de Afonso Cruz. A professora bibliotecária Sara Cacela que esteve presente transmitiu esta apreciação informal e orgulhosa: "Fez um brilharete! Até pôs a audiência a rir (mas no bom sentido), de tal forma foi mordaz na argumentação." Satisfação semelhante e enorme gratificação pelo trabalho desenvolvido terá tido a professora de Português, Conceição Costa, que acompanhou também a aluna, nesta sessão.
Este bom desempenho valeu à Laura a passagem à fase seguinte do concurso, intermunicipal, sendo a representante de 3.º ciclo do nosso Agrupamento e do Município de Almada.
PARABÉNS, LAURA! E BOA SORTE!!!
Estão também de parabéns todos os outros participantes desta fase, tanto do 3.º ciclo como do 1.º ciclo que leram o livro Os peixes que fugiram da história, de Maria João Freitas e do Ensino Secundário, O retorno, de Dulce Maria Cardoso, assim como os seus professores que os apoiaram, tanto os titulares de turma, como da disciplina de Português.
Não foi desta vez que seguiram para a fase seguinte mas devem continuar a participar no concurso. O principal é haver um pretexto para ler um bom livro, refletir sobre ele e partilhar com os outros essa reflexão e o prazer da leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário