quarta-feira, 6 de maio de 2020

40' ENA! FILMES... PNC: VER PARA FAZER (O Cinema Pelas Crianças)

Dicas, truques e técnicas úteis para quem quer experimentar fazer cinema em casa: flipbook (folioscópio), retroprojeção, stop-motion, zootrópio, making-of & oficinas.





1. ARTE ESTÚDIO IMAGINÁRIO

OFICINA E SESSÃO DE ANIMAÇÃO ON-LINE 


Cinema de animação em direto. Dia 31 de maio próximo, aprendam a fazer os vossos filmes em casa com telemóveis e tablets, às 16h, a partir do link da Câmara Municipal de Mafra.



Pela associação ARTE, ESTÚDIO IMAGINÁRIO;





2. CRIAR COM O RETROPROJETOR

TUTORIAIS DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 


Como utilizar materiais transparentes e objetos do quotidiano para criar imagens projetadas? Como conjugar as sombras de recortes com as nossas próprias sombras? Como fotografar e usar essas imagens? Como criar dinâmicas teatrais com o retroprojetor? O artista visual António Jorge Gonçalves demonstra nestas videotutorias algumas das técnicas que tem usado nos seus espetáculos e que estão ao alcance de todos e de várias disciplinas (como o Desenho, a Educação Visual e a Educação Teatral).





















Conceção e orientação: António Jorge Gonçalves;
Realização e produção: Kinéma - Associação Cinematográfica;
Para todos os níveis de ensino.







3. TUTORIAIS STOP-MOTION

I LOVE STOP-MOTION 

STOP-MOTION / STEP 1 - FILM-MAKER LESSON


Diversos tutoriais sobre esta técnica de animação, todos eles em língua inglesa, não obstante a sua fácil compreensão apenas pela visualização dos vídeos (sendo muito útil a frequência prévia da oficina "Arte Estúdio Imaginário").



















Para diversos níveis de ensino.







4. ANIMAÇÃO COM O ZOOTRÓPIO

HOW TO MAKE A ZOETROPE 


"O zootropo (também conhecido como zootrópio), do grego ζωή (zoe = vida) + τρόπος (tropos = giro, roda), também denominado zoetrope ou daedelum, é uma máquina criada em 1834 por William George Horner, composta por um tambor circular com pequenas janelas recortadas, através das quais o espectador olha para desenhos dispostos em tiras. Ao girar, o tambor cria uma ilusão de movimento aparente. Foi um jogo muito popular [na] sua época e um dos avanços da óptica até a aparição do cinema, criado na primeira metade do século XIX." in, wikipédia.



























Conceção e orientação: wikiHow.
A partir do 1.º Ciclo.







5. ANIMAÇÃO COM FOLIOSCÓPIO (FLIPBOOK)

BATMAN FLIPBOOK (AND HOW I MADE IT) 


"Um folioscópio é uma coleção de imagens organizadas sequencialmente, em geral no formato de um livreto para ser folheado dando impressão de movimento, criando uma sequência animada sem a ajuda de uma máquina. Muito popular nos finais do século XIX e início do século XX, sendo ainda fabricados hoje em dia. Conhecido em inglês por flipbook e em francês por folioscope (por vezes também chamado kineograph, feuilletoscope ou "cinema-de-bolso")." inwikipédia.























Conceção: ANDYMATION;
A partir do 3.º ano de escolaridade.













Sem comentários:

Enviar um comentário