quarta-feira, 9 de abril de 2014

"Nós da Cidade" na Escola António da Costa

 Realizou-se, no passado dia 26 de março, a apresentação à comunidade educativa do projeto "Nós da Cidade" desenvolvido na Escola António da Costa, tanto a nível da educação literária como ao nível dos desafios lançados e/ou apoiados pela biblioteca escolar. Assim, esteve patente o trabalho desenvolvido na disciplina de português com as turmas do 5º ano, onde os alunos foram sensibilizados às obras literárias de dois autores de Almada: Romeu Correia e Maria Rosa Colaço. Essa sensibilização contou com a colaboração de antigas professoras da escola: Edite Condeixa, Ângela Mota e Helena Peixinho e de um grupo de alunos da Universidade Sénior -USALMA. Realizaram-se várias  sessões e  visitas de estudo à cidade de Almada, onde os alunos reconheceram os percursos da personagem de "Gaivota",  de Maria Rosa Colaço. Reescreveram a narrativa na disciplina  de português e, com a colaboração de educação visual, produziram bandas desenhadas. Na exposição também foram mostrados outros trabalhos destas e de outras disciplinas e projetos, nomeadamente de educação tecnológica e educação física onde o tema “Nós da cidade” foi evidenciado. O painel produzido numa oficina de leitura e ilustração realizada na biblioteca sob a orientação de Luís Barradas, da Biblioteca Municipal,  sobre uma lenda de Almada também foi incluído na exposição do espaço polivalente. Durante o dia realizou-se a  Feira de Trocas, dinamizada pelo 7º 2, no âmbito da disciplina de  educação para a cidadania. Na biblioteca, em todos os computadores e no quadro interativo, foram apresentados os produtos multimédia. No palco decorreu a apresentação do projeto, leitura de textos pelas professoras convidadas e uma aluna da USALMA e as apresentações  do Grupo de Danças Urbanas e do Coro Polifónico da escola.
Cumpriu-se, assim, parte do desafio lançado pelo Centro UNESCO do Agrupamento Emídio Navarro à nossa escola, uma vez que ainda se conta participar na fase seguinte do projeto, aquando da Mostra de Vídeo em Contexto Educativo, a realizar em maio.

Ver os Vídeos:

Projeto "Nós da Cidade" na Escola D. António da Costa

Oficina de leitura e ilustração - Lenda de S. João, em Almada, com Luís Barradas


Oficina de leitura e ilustração "Manifesto-me ao virar da página", com Margarida Botelho


"Nós da Cidade"- Grupo de Danças Urbanas- Profª Cristina  Cruz


"Nós da cidade mais perto do campo" - Projeto de Plantação de legumes em hidroponia, estufa e canteiro - Profª Vânia Vilela"








Sem comentários:

Enviar um comentário