sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Mês Internacional da Biblioteca Escolar na ES Emídio Navarro

O Mês Internacional da Biblioteca Escolar celebra-se na ES Emídio Navarro  com atividades na biblioteca e também em contexto das turmas. 


Ao longo do mês de outubro são desenvolvidas atividades de Formação de Utilizadores da biblioteca escolar, incluindo, também, alguns conteúdos no âmbito da Literacia da Informação. 

O tema proposto neste ano de 2022, pela IFLA e pela Rede de Bibliotecas Escolares , "Ler para a Paz e Harmonia Globais", encontra um espaço de reflexão na nossa Escola. 


Os alunos, professores, assistentes operacionais e funcionários da secretaria aderiram à construção de marcadores de livros que projetam esta importante dimensão da leitura, não só pelo tema em si mas também pelas competências que a Leitura proporciona, nomeadamente de conhecimento de si, do outro, do mundo.  Enfim, de toda a interiorização dos valores de cidadania e busca da paz e harmonia. 


Os marcadores têm surgido por iniciativa individual e criados na biblioteca mas também em contexto coletivo das turmas da profª Conceição Costa (9º ano e 12º ano) e da profª Dora Ponte (10º AV). 






 


Os trabalhos expostos na biblioteca e nos corredores serão apreciados por um júri e, os melhores, enviados para a CMA, ao SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares) que promoverá uma mostra itinerante dos 150 marcadores provenientes de todos os Agrupamentos e escolas do concelho. Esta mostra circulará por várias escolas, começando pela EB D. António da Costa.
Posteriormente, esses marcadores selecionados serão enviados a entidades nacionais e internacionais, cumprindo a sua dupla função de reforço da importância da leitura e da exigência, por parte dos nossos jovens e adultos, de um mundo em que reine a paz e a harmonia.


Sem comentários:

Enviar um comentário