sexta-feira, 22 de julho de 2022

Vice-Presidente Câmara de Almada escuta Professores bibliotecários

Com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, Drª Maria Teodolinda Silveira, decorreu esta quinta-feira, 21 de julho de 2022, uma reunião extraordinária do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, com o propósito de cada Professor Bibliotecário do concelho mostrar à autarquia, em tempo record, as realidades das bibliotecas escolares que gerem no quotidiano.


As prestações foram diversas, tendo sido precedidas de uma apresentação da Biblioteca Municipal (na foto em baixo), que constitui uma rede de trabalho com as BE do concelho e com a qual mensalmente os professores bibliotecários reúnem, sob presidência de um membro daquela instituição e do Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares, Dr. João Paulo Proença, que presidiu também à reunião de ontem.

Da robótica ao bookcrossing, passando pela articulação com os Planos Nacionais de Leitura, de Cinema e de Artes, com incursões pelas áreas da leitura, da ciência, da cidadania... várias foram, de facto, as atividades e os projetos partilhados pelos 14 Agrupamentos de Escola ou escolas não agrupadas presentes ou representadas na sessão, que teve lugar na Escola Básica e Secundária Ruy Luís Gomes, no Laranjeiro.   

No início, fomos agradavelmente surpreendidos pela partilha de uma experiência didática por uma professora do Agrupamento de Escolas Ruy Luís Gomes: um "Sussurrofone", telefone terapêutico pedagógico para trabalhar a dicção e o tom de voz na leitura, feito apenas a partir de dois cotovelos  de canalização de cozinha em PVC. Curioso!

Da reunião com a autarquia, na qual esteve também presente a Chefe de Divisão de Bibliotecas Municipais de Almada, saiu o compromisso de dar continuidade ao diálogo, com vista à construção de pontes e de soluções para algumas das dificuldades apontadas, mormente a obsolescência do parque informático das escolas / bibliotecas escolares e a ausência de funcionários, Assistentes de Biblioteca, nas unidades do 1º ciclo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário