Com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, Drª Maria Teodolinda Silveira, decorreu esta quinta-feira, 21 de julho de 2022, uma reunião extraordinária do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, com o propósito de cada Professor Bibliotecário do concelho mostrar à autarquia, em tempo record, as realidades das bibliotecas escolares que gerem no quotidiano.
![]() |
As prestações foram diversas, tendo sido precedidas de uma apresentação da Biblioteca Municipal (na foto em baixo), que constitui uma rede de trabalho com as BE do concelho e com a qual mensalmente os professores bibliotecários reúnem, sob presidência de um membro daquela instituição e do Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares, Dr. João Paulo Proença, que presidiu também à reunião de ontem.
Da robótica ao bookcrossing, passando pela articulação com os Planos Nacionais de Leitura, de Cinema e de Artes, com incursões pelas áreas da leitura, da ciência, da cidadania... várias foram, de facto, as atividades e os projetos partilhados pelos 14 Agrupamentos de Escola ou escolas não agrupadas presentes ou representadas na sessão, que teve lugar na Escola Básica e Secundária Ruy Luís Gomes, no Laranjeiro.
Da reunião com a autarquia, na qual esteve também presente a Chefe de Divisão de Bibliotecas Municipais de Almada, saiu o compromisso de dar continuidade ao diálogo, com vista à construção de pontes e de soluções para algumas das dificuldades apontadas, mormente a obsolescência do parque informático das escolas / bibliotecas escolares e a ausência de funcionários, Assistentes de Biblioteca, nas unidades do 1º ciclo.
Sem comentários:
Enviar um comentário