segunda-feira, 19 de outubro de 2020

A LENGALENGA DAS 4 ESTAÇÕES




Na passada semana, pela primeira vez neste ano letivo tão diferente do habitual, recebemos na nossa escola, a EB Cataventos da Paz, dois convidados muito especiais: os escritores Alexandre Russo e Patrícia Amadeu, autores da obra "A Lengalenga das 4 Estações".




Este livro, também criado pela ilustradora Ana Afonso (que não pôde estar presente) e editado pela Livros Horizonte, foi apresentado ao ar livre às turmas A e B do quarto ano de escolaridade, das professoras Helena Castanheira e Cristina Teque. As lengalengas foram muito apreciadas por todos.






Durante quase toda a apresentação, as leituras, as rimas espontâneas e os jogos de linguagem estiveram presentes, levando as crianças a uma enorme vontade de participar e de se transformarem elas próprias também uma pequena parte deste livro. 





















As leituras da Patrícia e do Alexandre foram sempre muito dinâmicas e engraçadas, o que gerou nas crianças muita vontade de também inventarem lengalengas.




No final desta muito agradável sessão literária, puderam adquirir o livro a preço de feira e levá-lo para casa autografado pelos autores. Assim sendo, há agora mais de 40 alunos a espalharem rimas pelas suas famílias - que as lengalengas não transmitem vírus!


Por agora, resta à equipa das Bibliotecas Escolares agradecer à Patrícia Amador e ao Alexandre Russo pela sua presença (cedida pela Livros Horizonte), bem como à Paula Salema e à Ana Figueira (da equipa das Bibliotecas Municipais de Almada), que nos conseguiram providenciar esta fantástica visita.

Bom ano letivo. 
Boas leituras!  



Sem comentários:

Publicar um comentário