segunda-feira, 23 de abril de 2018

Semanas da leitura nas escolas EB Cova da piedade nº3, EB de Almada, EB Cova da Piedade e EB Cataventos da Paz.

Durante as semanas da leitura das escolas EB Cova da Piedade nº3 (19 a 23 de fevereiro), EB de Almada (26 de fevereiro a 2 de março), EB Cova da Piedade (5 a 9 de março)e EB dos Cataventos da Paz (16 a 20 de abril), foram efetuadas atividades diversificadas nas respetivas bibliotecas escolares, que envolveram todas as turmas das escolas.

Foram dinamizados ateliers de expressão plástica, com os alunos do 1ºano, onde se procurou estimular a criatividade de cada um, através da utilização de diferentes materiais e técnicas de ilustração e pintura.

No decorrer das semanas, nos vários momentos da Hora do Conto, foram abordados os valores humanos de respeito, amizade, compaixão... com a leitura das  histórias “O lobo culto” de Becky Bloom; “Uma Princesa do pior” de Sara Ogilvie e Anna Kemp; “A ovelhinha que veio para jantar” e “O Urso Resmungão” de Steve Smallan.

Os 3º e 4º anos, os alunos tiveram a oportunidade de criar “Histórias de Improviso” a partir de cartões com personagens, locais, heróis, vilões, sítios mágicos e imaginários. Com esta atividade foi trabalhada a criatividade, imaginação e capacidade de improviso de cada criança. No final, os textos e as ilustrações de cada história de improviso foram reunidos e foi elaborado um cartaz para expor o trabalho criativo das turmas.

Aproveitou-se a oportunidade para ler algumas das obras de educação literária nos vários anos de escolaridade.
1ºano: “A ovelhinha Preta” de Elizabeth Shaw
2ºano: “A Girafa que comia estrelas” de José Agualusa
3ºano: “Trinta por uma linha” de António Torrado
4ºano: “O beijo da palavrinha” de Mia Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário