terça-feira, 10 de maio de 2016

Projeto Erasmus + “The Healthier! The Happier!”


O Agrupamento de Escolas Emídio Navarro participou na quarta mobilidade do projeto europeu “The Healthier! The Happier!”.
Este projeto, que tem por objetivo a promoção de hábitos de vida saudável, contemplou o intercâmbio entre alunos, e desta vez foram os alunos portugueses a deslocarem-se a escola em Zabreb (Borojve) na Croácia.
As professoras Florbela Gonçalves, Maria Isabel Nunes e Sofia Reis acompanharam os alunos, da turma do 9.º C Maria Ribeiro, Simionela Calestru e João Abrantes, da turma 8.º B, Guilherme Abrantes, e da turma do curso vocacional de comércio, audiovisuais e informática, Andria Leal.
Estes alunos e professoras acompanhantes tiveram uma experiencia única que proporcionou uma troca de experiências profissionais e uma vivência cultural diferente da portuguesa. Os alunos ficaram alojados em casas de acolhimento que ficavam muito perto da escola e podiam deslocar-se a pé.
Os alunos e professores envolvidos na mobilidade, fizeram um percurso pela escola, onde visitaram os vários locais em funcionamento (sala de professores, centro de recursos, direção, gabinete de pedagogia, gabinete de contabilidade, as salas e laboratórios onde funcionavam sempre as mesmas disciplinas.
Visitaram depois o ginásio onde assistiram a várias actuações do grupo de dança e ginástica. Realizaram algumas atividades propostas pelo país organizador durante os dias de permanência.
Durante a tarde os alunos portugueses realizaram um workshop de trabalhos em madeira com alunos croatas e com a professora de tecnologias.
Atividades Realizadas
Visita de estudo a Vrilo Gacke,  Casa Museu Nicola Tesla e Zadar

Começamos a visita com um passeio em Vrilo Gacke, onde vimos algumas paisagens maravilhosas, um moinho de trigo no rio Gacka, posteriormente visitamos a casa-museu de Nikola Tesla (em sérvio: Nicola Tesla ou Никола Тесла que foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica, de etnia sérvia nascido na aldeia de Smiljan, Vojna Krajina, no território da atual Croácia. Depois de almoçar visitamos Zadar ou Zara, nome de origem italiana que remonta para a época romana. Além de alguns monumentos (o Fórum, a Igreja de S. Donato, a Catedral de Santa Anastacia, Torre da Guarda e a Praça dos 5 poços), podemos ver o órgão do mar (Sea organ) que é composto por tubos e apitos colocados sob a água do mar numa escadaria do cais e que emite sons consoante o bater das ondas. Posteriormente vimos a Saudação do Sol que é um mecanismo de 300 placas vidro com painéis fotovoltaicos em forma circular que à noite libertam esta energia através de luzes coloridas aleatórias.

Visita ao Castelo Veliki Tabor
Os alunos e professores fizeram um percurso de autocarro para Zelenjak , onde vimos o memorial " Lijepa naša ", onde o compositor Antun Mihanović compôs o hino croata.
Posteriormente visitamos o castelo Veliki Tabor em Desinić.
Este castelo que foi reconstruido, pois é do início do século XVI, na época em que os turcos estavam a atacar a Croácia e era necessário construir fortificações para se defenderem. Além de ter a lenda da Veronika de Desinic que dá um charme ao local e região. Esta era uma história de amor impossível entre a Veronika de Desinic e Friedrich Celjski com um final triste. Almoçamos num restaurante de comida típica no local em que se davam os encontros deste casal que se chama "Gresna gorica" que significa o Monte pecaminoso.
Visita ao Museu das ilusões e Área Comercial (Arena)
Visitamos o museu das ilusões onde interagimos com várias ilusões de óptica e fizemos uma caminhada até uma grande área comercial da cidade.

Informação enviada pela coordenadora do projeto, professora Florbela Goçalves


Sem comentários:

Enviar um comentário