sábado, 1 de novembro de 2014

Visita ao Media Lab do Diário de Notícias

Nos dias 28 e 30 de outubro os alunos do 8º ano da Escola António da Costa tiveram a oportunidade de visitar o Jornal Diário de Notícias e usufruir das atividades do Media Lab, por iniciativa do grupo de Português.

No início da visita foi destacada a imponência do edifício construído em 1940, e das pinturas de Almada Negreiros. No auditório, o filme apresentado revelou a história do jornal e os acontecimentos mais marcantes dos últimos 150 anos que este periódico acompanhou, no país e no mundo. Também foi suscitada reflexão sobre a importância crescente  dos media e a necessidade de utilização crítica dos meios de comunicação, nomeadamente da internet. Na sessão do dia 30, evocando-se o Dia Mundial da Poupança a celebrar no dia seguinte, os alunos  tiveram, também, a oportunidade de assistir a uma pequena palestra sobre o tema. A visita à redação do jornal permitiu compreender a sua organização, as diversas tarefas e momentos de produção de um  jornal diário. Finalmente, o grande desafio foi lançado aos nossos jovens: o de "vestirem" a pele de um jornalista e fazerem a primeira página do seu próprio jornal! Os alunos responderam bem ao desafio!


É de saudar esta iniciativa do grupo de Português que contou com a colaboração dos outros professores acompanhantes, inclusive das professoras bibliotecárias. Resultou numa experiência muito enriquecedora, tanto para os alunos como para os professores.

O Diário de Notícias está de parabéns por este excelente trabalho de educação para os media.

Sem comentários:

Enviar um comentário