sábado, 29 de outubro de 2022

Mês Internacional da Biblioteca Escolar na EB de Almada

Outubro, o Mês Internacional da Bibliotecas Escolar (MIBE), é celebrado na EB de Almada com sessões de Formação de Utilizadores da biblioteca e com atividades relacionadas com o tema proposto para 2022 pela IFLA e Rede de Bibliotecas Escolares: "Ler para a Paz e a Harmonia Globais".

As turmas de 4.º ano das Professoras M.ª José Cruz e Cátia Ribeiro, assim como a turma de 1.º ano da Professora Sara Luísa foram à biblioteca e tiveram já experiências diversas. Aprenderam ou aprofundaram a forma de utilizar a biblioteca, iniciaram as requisições domiciliárias de livros e foram sensibilizados para este importante tema.

Fizeram a leitura e exploração de um livro muito interessante, Perto, da autora sul-americana Natália Colombo que obteve o  Prémio Internacional Compostela. Diz a sinopse que o senhor Pato vai trabalhar todos os dias. O senhor Coelho também vai trabalhar todos os dias. Cruzam-se sempre... Mas parece que há falta de comunicação... Esta fábula é uma reflexão poética e profunda sobre as relações interpessoais e o individualismo, os desejos e as emoções. E essas dificuldades de comunicação foram extrapoladas para a dimensão mais geral das comunidades, dos países, do mundo.


Também na biblioteca e na sala de aula, os alunos produziram bonitos marcadores de livros sobre o tema da importância da leitura para a Paz e que estão atualmente em exposição na sede do Agrupamento. Um júri irá selecionar os melhores que, juntamente com os das restantes escolas de Almada, farão parte de uma exposição itinerante que terá início na EB D. António da Costa. O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), da CMA, irá promover a logística desta itinerância e, no final, esses marcadores serão enviados a entidades nacionais e internacionais, numa chamada de atenção sobre a leitura na construção da paz e harmonia globais que se reclamam.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário