quinta-feira, 23 de junho de 2022

Formação Livro objeto em Vale Rosal


Os livros são objetos para serem lidos, mas também vistos, tocados e apreciados pelas suas texturas, imagens e cores, assim como pelas dimensões e pelos formatos diversos que vão assumindo no mundo editorial.



A esse propósito, Sandra Surgy,  contadora de histórias, ilustradora, professora bibliotecária (PB) e de Artes Visuais, promoveu e dinamizou um workshop sobre este tema, que decorreu hoje na Biblioteca da Escola Básica Integrada Vale Rosal, na Charneca de Caparica.

O desafio foi lançado aos PB do concelho de Almada e aberto a todos quantos se interessassem pela arte de construir um livro em três dimensões a partir de folhas de papel, cartolinas, dobragens, cortes e recortes.

 


A equipa da Biblioteca da Escola D. António da Costa, em Almada, constituída pela PB Carla Crespo e pelas duas Assistentes de Biblioteca, Senhorinha Salsinha e Deolinda Costa (na foto em baixo), aprontou-se. 



A formadora começou por nos mostrar livros com diferentes aspetos, como um "Monstruário", um livro em formato de sardinha, outros em pop-up, para além de alguns por si mesma ilustrados. 






Livro ilustrado por Sandra Surgy

Ilustração de Sandra Surgy, in Empresta-me um sonho



Depois, foi altura de os mais habilidosos se lançarem à construção de pequenos objetos, monitorizados pela formadora, que a todos foi acompanhando com muito entusiasmo, destreza e simpatia. 


Sandra Surgy, professora e ilustradora

As Assistentes de Biblioteca da EDAC muito apreciaram a experiência (ou não fossem já artistas, habituadas à motricidade fina e à criatividade!) e todas esperamos que situações desta natureza, de formação informal, se reproduzam, pois a todos enriquecem e terão certamente repercussão no quotidiano das nossas escolas e das nossas Bibliotecas Escolares.

Obrigada, colega Sandra Surgy, pela disponibilidade e pela partilha profissional. 

Sem comentários:

Enviar um comentário