sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Concurso Nacional de Leitura 2023


 A 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura, promovida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL2027), já está em marcha, tendo-se iniciado o processo a 12 de outubro com a inscrição das escolas e terminando a 13 de junho de 2023 com a grande final, cujo local ainda não foi anunciado. Este concurso realiza-se a cada ano com mais e mais parceiros, mas são, sem dúvida, as bibliotecas da Rede de Bibliotecas Escolares  as grandes impulsionadoras de toda a dinâmica. 

À semelhança das edições anteriores, o Concurso desenrola-se em várias fases: Fase Escolar e Fase Municipal (estas entre 14 de novembro e 10 de março, estando já agendada a prova escrita municipal para 16 de fevereiro), Fase Intermunicipal (21 de março a 28 de abril) e a Fase Nacional (15 de maio a 3 de junho).

No nosso agrupamento os livros para cada ciclo  já estão selecionados e estão inscritas as escolas ES Emídio Navarro, EB dos Cataventos da Paz, EB da Cova da Piedade e EB de Almada. Os alunos já estão a ler os livros e as diversas provas serão marcadas entre as últimas semanas de dezembro e as primeiras semanas de janeiro. 

Do 1º ciclo estão inscritos, para a Fase  Escolar, 5 turmas das 3 escolas referidas. Da EB dos Cataventos da Paz, o 4º A e 4º B, das professoras Susana Chora e Carina Ferreira,  da EB de Almada o 4º A e 4º B das professoras Maria José Cruz e Cátia Ribeiro e da EB da Cova da Piedade o 4º A da professora Dina Arenga.

Na ES Emídio Navarro a participação no concurso ao nível do 3º ciclo será  feita pelas turmas de 9º ano, com o envolvimento dos respetivos professores de Português. Em relação ao Ensino Secundário, a participação é  individual, verificando-se, até ao momento, 20 inscrições. 

Este concurso implica muito envolvimento por parte de alunos e professores. Suscita a leitura, a reflexão, a partilha das opiniões, o desafio da testagem e da exposição pessoal e respetiva  capacidade de comunicação, o que significa um aumento de conhecimentos e das competências leitoras e sociais. Suscita e aprofunda o amor pelos livros e pela leitura. 

Sem comentários:

Enviar um comentário