segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Estivemos Lá! 4.º Encontro de Bibliotecas Escolares de Almada


Decorridos oito anos do primeiro encontro de bibliotecas escolares realizado no concelho, a sua quarta edição, organizada pela Câmara Municipal de Almada em parceria com a Rede de bibliotecas Escolares, decorreu nos dias 10 e 11 de outubro, no cineteatro da Academia Almadense.

LEITURA E LITERACIAS: PAPEL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO, foi o tema enquadrador do encontro, que permitiu trazer a debate assuntos muito atuais e pertinentes, não só para professores, mas para todos os educadores em geral, pois, num contexto em que se pretende a promoção do sucesso para todos os alunos, é fundamental proporcionar momentos de reflexão como os que aconteceram nestes dois dias. 

O agrupamento fez-se representar pelos três professores bibliotecários, uma professora de português e uma aluna da ESEN.


Literatura e Cinema, a primeira intervenção do encontro, constou de uma apresentação realizada por Elsa Mendes, coordenadora do Plano Nacional de Cinema com moderação de Sara Cacela, professora bibliotecária coordenadora do agrupamento.

Para que serve a Literatura? Nesta conversa, a professora de português da ESEN, Amélia Pires, com a escritora Maria João Lopo de Carvalho e a atriz e escritora Ana Lázaro abordaram várias questões colocadas pela moderadora, Eunice Figueiredo, Chefe de Divisão de Bibliotecas e arquivos da CMA.

Como me tornei Leitor? No painel em que jovens leitores da 13.ª edição do Concurso Nacional de leitura e do projeto ReadOn conversaram com a escritora Sandra Carvalho, participou Inês Bernardo, aluna do agrupamento para explicar, na primeira pessoa, como se tornou leitora.

Sem comentários:

Enviar um comentário