Páginas

domingo, 26 de maio de 2024

Concurso Literário Escolar 2023-24: AEEN de PARABÉNS!!!

Os trabalhos dos alunos do AEEN enviados ao concurso atingiram muito bons resultados! 

As nossas vencedoras estão de PARABÉNS!!

Também estão de parabéns os outros Agrupamentos participantes e os organizadores do Concurso: a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada e a Coordenação Interconcelhia das Bibliotecas Escolares. 

 RESULTADOS FINAIS

MODALIDADE DE CONTO: 


Prémio do primeiro escalão (2º ciclo)  

“A Menina e a Pomba” de Maria Clara Mestrinho Reis dos Santos, do AE Romeu Correia, Escola da Alembrança, do 6ºano, turma C.

 

Prémio do segundo escalão (3ºciclo) 

“Um Doce Sonho” de Matilde Alexandra Alvarinho Louro, do AE Emídio Navarro, Escola Secundária Emídio Navarro, 9ºano, turma C.

 

Prémio do terceiro escalão (Ensino Secundário)

“O Destruidor” de Carolina Calixto Espanhol, do AE António Gedeão, Escola Secundária António Gedeão, 10º ano, turma D.

 

MODALIDADE DE POESIA: 


Prémio do primeiro escalão (2º ciclo)  

“As Histórias Também Sonham” de Rita Viviane Janeiro Roque, do AE António Gedeão, Escola Básica Comandante Conceição e Silva, do 5º ano, turma F.

 

Prémio do segundo escalão (3ºciclo) 

“Comodas Testemunhas do Tempo” de Ana Beatriz Gomes Silveira, do AE Professor Ruy Luís Gomes, Escola Básica e Secundária Professor Ruy Luís Gomes, do 9º ano, turma A.


Prémio do terceiro escalão (Ensino Secundário): 

“Manifesto Laranja Flourescente” de Alice Leal Brás Carvalho Antão, do  AE Emídio Navarro, Escola Secundária Emídio Navarro, 12º ano, turma CT3.

sexta-feira, 10 de maio de 2024

O monge que vendeu o seu Ferrari - Partilha de Leitura



Depois de ter já realizado na sua própria turma uma ação semelhante, a aluna Margarida Alvarinho, do 12.º CT3, dinamizou uma atividade de partilha de leitura com a turma do 12.º AVno dia 26 de abril, no âmbito da disciplina de Português lecionada pela prof. Helena Baptista. A sessão, enquandrada na semana do agrupamento,desenvolveu-se na sala de aula, tendo a Margarida apresentado a obra com o apoio de um Power Point e, a partir de um excerto que leu, desafiou os colegas de AV a realizarem uma ilustração. Durante a fase de debate, cada aluno explicou o que tinha representado e foi feita uma análise sobre as várias ilustrações. Finalmente, fui montada uma exposição da atividade, tendo sido incluído, também, um quadro pintado pela aluna dinamizadora. Para os jovens envolvidos e para todos aqueles que passam na exposição, o livro O monge que vendeu o seu Ferrari, de Robin Sharma, captou, sem dúvida, a maior curiosidade. 

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Jornalismo E/É Liberdade - Semana do Agrupamento


Na Semana do Agrupamento, a equipa do MAR DA PALHA organizou um encontro com três jornalistas - "Jornalismo E/É Liberdade", no Auditório 2 da ESEN, na quarta-feira, 24 de abril. Os três jornalistas convidados foram Alda Martins (TVI), Vera Moutinho (Freelancer) e o ex-jornalista e professor de jornalismo Vasco Ventura.

Para além do professor Pedro Campos (coordenação das bibliotecas escolares e do projeto "Navegar no Mar da Palha"), estiveram presentes, como organizadores da sessão, Luís Pulido e João Tempera (coordenação editorial do Mar da Palha e da biblioteca itinerante ALETRIA) e também alguns dos alunos pertencentes à equipa de redação do jornal, como a Eva Carvalho, a Margarida Carvalho e a Maria Borges (10.º LH1); a Mariana Rocha (11.º CT2); o Delfim Martins e o Tomás Coelho (12.º CT2). Também esteve a trabalhar no evento a aluna Giulia Coutinho, do Clube de Fotografia. 

A aluna Margarida Loforte conduziu o debate, de uma forma que se viu preparada com cuidado, e, ao mesmo tempo, formulando outras perguntas pertinentes e esclarecidas ao longo do contexto da conversa. Também da audiência, e especialmente da equipa redatorial do Mar da Palha, foram formuladas questões de grande importância. Para além do percurso pessoal e profissional dos três jornalistas presentes, foram colocadas questões sobre o papel do jornalismo para a democracia e os desafios que a atividade enfrenta na era da internet, bem como sobre o peso das redes sociais na comunicação, num mundo que se tornou essencialmente digital. Foram levantadas questões sobre a informação manipulada, a importância das fontes, a mediação esclarecida e eticamente regulada dos jornalistas. A jornalista Alda Martins, num gesto simbólico, fez circular por toda audiência, três documentos que considera fundamentais para a sua atividade como jornalista: o seu cartão profissional de jornalista, o Código de Ética dos Jornalistas e a Constituição da República Portuguesa. Foi muito esclarecedora e generosa a forma como os três jornalistas desvendaram as fragilidades e forças da sua profissão, as suas vulnerabilidades, a força anímica e quase de missão para manter a objetividade, a isenção e o serviço ao público e à verdade.

Os jovens presentes, foram convocados, também, para uma atitude de cidadania ativa, no sentido de desenvolveram o seu espírito crítico e saberem distinguir, cada vez melhor, a boa da má informação, as fakenews, a manipulação dos factos e das opiniões.

Daquela sessão terão saído todos os intervenientes mais inquietos e com responsabilidades acrescidas. Aguardamos o resultado jornalístico deste importante momento de celebração dos 50 anos de Abril, no nosso Jornal Mar da Palha.