Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Novo diretor apresenta-se aos Assistentes Operacionais - EDAC

O recém-indigitado diretor do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro apresentou-se hoje aos Assistentes Operacionais da Escola D. António da Costa (EDAC), à semelhança do que fizera  junto do pessoal não docente da escola sede. 



O convívio aconteceu na Biblioteca Escolar da EDAC, que em poucas horas se engalanou, para dar as boas vindas ao professor Manuel Além, destacando num mural florido e em pequenos cartões, entregues a cada um, algumas palavras da sua apresentação formal, enviada a toda a comunidade educativa e que aqui reproduzimos:      


"...só uma cultura de respeito, responsabilidade, competência, rigor, confiança, integridade, compreensão e justiça, contando com a colaboração e cooperação, abraçada por todos os profissionais do agrupamento, permitirá que o AEEN contribua para a melhoria dos desempenhos, promovendo o sucesso dos alunos, para que se tornem bons cidadãos, mas também pessoas realizadas e felizes".



Desejamos que as palavras do Diretor se cumpram, com sucesso, ao longo do quadriénio que ora inicia.  



Formação Livro objeto em Vale Rosal


Os livros são objetos para serem lidos, mas também vistos, tocados e apreciados pelas suas texturas, imagens e cores, assim como pelas dimensões e pelos formatos diversos que vão assumindo no mundo editorial.



A esse propósito, Sandra Surgy,  contadora de histórias, ilustradora, professora bibliotecária (PB) e de Artes Visuais, promoveu e dinamizou um workshop sobre este tema, que decorreu hoje na Biblioteca da Escola Básica Integrada Vale Rosal, na Charneca de Caparica.

O desafio foi lançado aos PB do concelho de Almada e aberto a todos quantos se interessassem pela arte de construir um livro em três dimensões a partir de folhas de papel, cartolinas, dobragens, cortes e recortes.

 


A equipa da Biblioteca da Escola D. António da Costa, em Almada, constituída pela PB Carla Crespo e pelas duas Assistentes de Biblioteca, Senhorinha Salsinha e Deolinda Costa (na foto em baixo), aprontou-se. 



A formadora começou por nos mostrar livros com diferentes aspetos, como um "Monstruário", um livro em formato de sardinha, outros em pop-up, para além de alguns por si mesma ilustrados. 






Livro ilustrado por Sandra Surgy

Ilustração de Sandra Surgy, in Empresta-me um sonho



Depois, foi altura de os mais habilidosos se lançarem à construção de pequenos objetos, monitorizados pela formadora, que a todos foi acompanhando com muito entusiasmo, destreza e simpatia. 


Sandra Surgy, professora e ilustradora

As Assistentes de Biblioteca da EDAC muito apreciaram a experiência (ou não fossem já artistas, habituadas à motricidade fina e à criatividade!) e todas esperamos que situações desta natureza, de formação informal, se reproduzam, pois a todos enriquecem e terão certamente repercussão no quotidiano das nossas escolas e das nossas Bibliotecas Escolares.

Obrigada, colega Sandra Surgy, pela disponibilidade e pela partilha profissional. 

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Projeto "A LER É QUE A GENTE SE ENTENDE"


No dia 7 de junho, na casa da Cerca, aconteceu o encontro entre as turmas envolvidas no Projeto "A Ler é que a gente se entende" que interagiram na leitura da obra  Se Isto É Um Homem, de Primo Levi.

_________________________________________


"Durante um semestre os alunos do nosso Agrupamento leram, com alunos de outra turma, do Agrupamento de Escolas de Alpiarça, José Relvas, a obra de Primo Levi, Se Isto É Um Homem

Sem se conhecerem, semanalmente, os alunos leram um capítulo e trocaram entre si reflexões sobre o texto e sobre a relação do texto com o mundo. 
Finalmente no dia 7 de junho, último dia de aulas, os nossos alunos do 11.º LH e os do 12.º LH da outra escola conheceram-se, direta e pessoalmente e, para além de se conhecerem, visitaram as 4 exposições que estão na Casa da Cerca e ouviram, no auditório, uma palestra proferida pelo Dr. Ricardo Presumido sobre o "Holocausto". 

Foram ao jardim da leitura, por serem bons leitores. 

Afinal, como dizia a Virgínia Woolf se o (jardim) paraíso existir ele será certamente uma biblioteca."

                             Isabel Santiago 
                                 | Professora promotora do projeto na ESEN

terça-feira, 7 de junho de 2022

Entrega de Prémios - Escrita Criativa para Famílias

Decorreu com muita alegria a Cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso de Escrita Criativa para Famílias, dinamizado pela Câmara Municipal de Almada no âmbito do Plano de Leitura Local, no dia 2 de junho, na Biblioteca Central de Almada, Sala Pablo Neruda. Este concurso conta, também, com a dinamização das Bibliotecas Escolares do concelho e a coordenação concelhia da Rede de Bibliotecas Escolares. 

Recordamos a excelente participação dos alunos do nosso Agrupamento e suas famílias. 

MUITOS PARABÉNS!!

1º Escalão (Pré-Escolar) 

- “A Princesa e o Gato”, de Maria D.B., sob o pseudónimo de “Mia Ralfes”, do Jardim de Infância de Almada, Pré-escolar, Grupo 3.


2º Escalão (1º e 2º Anos) 

- “O Monstro Boba”, de Clara S.R., sob o pseudónimo de “Adriana Luzinha” 

   Escola Básica nº 3 Cova da Piedade, 1º ano, turma A.

 

3º Escalão (3º e 4º Anos) 

- “Ariel”, de Ema S.R., sob o pseudónimo de “Vasco Amor” 

    Escola Básica da Cova da Piedade, 4º ano, turma A.


- “Cassilda, a Borboleta e Alberto, o Verme”, de Alice N.M., sob o pseudónimo de    “Dimitri Lopez”   

  Escola Básica da Cova da Piedade, 4º ano, turma A.

VER AQUI NOTÍCIA DA CMA