A atividade "Livro a Ler" destina-se à divulgação de leituras, de preferência entre pares. E foi o que sucedeu na turma do 4.ª A, da Profª. Sara Luísa, numa sessão realizada pelo aluno dessa turma, Sebastião Gonçalves, com o apoio da professora Bibliotecária, Sara Cacela.
Páginas
terça-feira, 19 de abril de 2022
EB1 de Almada - Semana da Leitura: Livro a Ler
sexta-feira, 8 de abril de 2022
quarta-feira, 6 de abril de 2022
segunda-feira, 4 de abril de 2022
EB Cova da Piedade - um presente para a Biblioteca
Palavra puxa palavra e ficamos a saber do enorme gosto desta aluna, N.B., pela produção escrita, especialmente poesia! Pelos vistos, tem muitos poemas de qualidade (confirmada pelos professores!!😉) nos seus cadernos e fichas escolares e, desde há uns tempos, anda a coligi-los num caderno especial, uma espécie de diário gráfico. Neste, a produção é em parceria pois os desenhos são de um colega de turma que adora ilustrar os textos da amiga. É o M.!! Abraçados e sorridentes, consideram-se "uma dupla imbatível"!
Transcrevemos o poema:
Se os livros tivessem sentimentos
ia ser muito diferente
sábado, 2 de abril de 2022
EB de Almada - Escola a Ler - 2ºA e 2ºB
Jogar às escondidas com livros?
Como é que arrumamos os livros em casa?
Uns arrumam os livros por tamanhos, outros com cuidado para que o gato de lá de casa não lhes chegue... O Pedro escolhe aqueles de que gosta mais para um lado, depois os de que gosta menos e à parte os livros que são para a mãe ler. E a Fabiana disse-nos que arruma os livros por ordem alfabética (de acordo com o título de cada um).
E na biblioteca, como arrumamos os livros? E como distinguimos uns dos outros?
Depois da conversa com os meninos do 1ºA da EB de Almada, a professora bibliotecária (PB) explicou que há muitos modos de arrumar os livros em casa, mas que nas bibliotecas eles estão organizados de forma especial.
Para já, começámos por ver o que distingue um exemplar de outro que parece exatamente igual, mas que não é, pois cada um tem o seu "cartão de cidadão", ou seja, um nº de registo único junto do carimbo da escola.
Ainda houve tempo para uma brincadeira. Os alunos trocavam livros entre si do mesmo autor e com o mesmo título (ou seja, livros aparentemente iguais) e a PB tentava adivinhar onde estava cada exemplar que tinha sido trocado. A partir deste "jogo das escondidas dos livros", as crianças perceberam que, na verdade, não se tratava de adivinhar, mas sim de ler o número de registo de cada livro e assim distinguir o 1800 do 1801, por exemplo.
É fácil, não é? Agora já sabem também que quando requisitam um livro têm que o devolver pessoalmente; não podem confundi-lo com os livros dos colegas, pois cada exemplar é único.
Para a semana continuaremos a nossa formação de utilizadores, com mais jogos e surpresas.
Encerramento Semana da Leitura - EDAC
Ao longo da semana mais longa de março, que se traduziu no Mês da Leitura, muitas reflexões se fizeram, a partir dos livros apresentados. A temática comum foi a inclusão.
Biblioteca da Escola D. António da Costa |
Sobre este tema - e o combate à segregação racial e ao bullying - os alunos do 5º 9 e do 6º1 (das professoras Sílvia Macedo e Marina Neves, respetivamente) escreveram mensagens, as quais foram expostas no painel que aglutinou desenhos e objetos alusivos às obras trabalhadas nas sessões de leitura com a professora bibliotecária Carla Crespo.
Gonçalo, 5º9, a partir da história Orelhas de borboleta |
Mensagens inspiradas na obra O autocarro de Rosa Parks |
Mensagem final do livro Somos todos milagres |
sexta-feira, 1 de abril de 2022
EB dos Caranguejais - Trabalhar a leitura em sala de aula
Na turma do 3º A, da Profª Cristina Rodrigues, os alunos andam a construir o painel das biografias dos autores portugueses que vão conhecendo. Esta Semana da Leitura suscitou o destaque de dois escritores, neste painel literário...😉 Será que as suas histórias ficaram a bailar nas cabeças (na lua) e nos corações de flor dos nossos alunos?... 😍