Páginas

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Festejamos o Natal. Bom Ano Novo!!



Festejamos o Natal com sessões de leitura e de cinema, com concursos de Inglês e de Português, com exposições de trabalhos e de livros, com a criação de postais e decorações. Com assuntos alegres e divertidos e com assuntos sérios que nos deixam a pensar e que nos mudam, por dentro.
É também um ano que termina e a esperança, renovada, num novo ano que se deseja melhor!
E com EXCELENTES LEITURAS!!!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Feira do Livro de Natal


Todas as turmas da Escola D. António da Costa foram convidadas a visitar a Feira do Livro e a maioria compareceu. Tivemos a habitual organização da Feira pelo Sr. Justino Barreiros que saudamos especialmente neste ano em que se avizinha um período de merecido descanso e abrandamento da sua atividade. Trouxe-nos, novamente, a magia de livros novos que brilham nas suas capas tão bonitas!
E assim se confirmou, novamente, que um livro é das melhores prendas de Natal que se pode dar e receber! 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Concurso Nacional de Leitura - 14.ª edição - Resultados das provas de escola


Os sete alunos, dos vários ciclos/níveis de ensino, apurados na prova escolar irão representar o agrupamento na prova municipal, a realizar dia 12 de fevereiro, na Biblioteca Municipal José Saramago.








1.º ciclo - EB de Almada - Sara Henriques (4.º A)
2.º Ciclo - EB D. António da Costa - André Brandão (6.º11) e um aluno do 5.º 6
3.º ciclo - ESEN - Bruna Sousa e Ricardo Canário (9.º D)
Ensino Secundário - ESEN - Inês Lopes (10.º CT1) e Mónica Timóteo (11.º AV)

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

PLANO NACIONAL DE CINEMA

"O GAROTO DE CHARLOT", 
de Charlie Chaplin (1921)
Academia Almadense (18/12/2019)

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O PAÍS BASCO   ESTÁ NA BIBLIOTECA!


O escritor e ilustrador

CÁSSIO MARKOVSKI


pai da aluna FLORA MARKOVSKA
do 3.º B da professora CRISTINA TEQUE, esteve na EB CATAVENTOS DA PAZ, a fazer a apresentação do seu livro



















Após uma apresentação extremamente animada, com todas as turmas presentes no pavilhão da nossa escola, o simpático autor ofereceu à nossa biblioteca um exemplar da sua obra. Deste modo, algum do vocabulário da mais antiga língua da Europa - o EUSKERA - anda agora à solta pela biblioteca.


Aqui ficam algumas fotografias da ocasião, um vídeo onde se toca a TXALAPARTA (instrumento milenar)


e um grandioso obrigado ao CÁSSIO (e também à FLORA que nos emprestou o pai por alguns momentos) por este lindo AMETS (sonho).

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Concurso Nacional de Leitura- resultados finais


A segunda fase do Concurso de Leitura decorreu hoje de manhã entre cinco concorrentes que mostaram conhecer bem o livro Um perito em busca da verdade e mostraram ser bons leitores. Todos estão de parabéns! Mas só dois podiam ganhar e foram selecionados o André e o Miguel. Irão representar a escola na fase seguinte, a nível municipal.

Um enorme agradecimento à nossa  colega, Profª Ângela Mota, que teve a genorosidade de integrar o Júri deste concurso. O nosso bem-haja!

Daremos notícias, em breve, sobre a prova municipal que se realizará a 12 de fevereiro, na Biblioteca José Saramago. Qual será o livro escolhido que o André e o Miguel terão de ler até lá!?

Desde já lhes desejamos boa sorte!!


terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Dia Internacional dos Direitos Humanos


Este ano, na Escola D. António da Costa, mal se entra no espaço Polivalente, encontra-se uma maravilhosa árvore de Natal alusiva aos Direitos Humanos. Foi construída com o trabalho dos alunos nas disciplinas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Que boa ideia e com um impacto tão interessante. Aproximem-se das pequenas figuras humanas e leiam as mensagens que aí nos são deixadas!!

Na Biblioteca celebramos também este dia, dando destaque a filmes e livros que nos alertam para a necessidade de lutarmos sempre pelos Direitos Humanos! Durante o dia estão a passar filmes sobre o tema e já vários grupos aproveitaram estes momentos.

Este ano, as Nações Unidas dão uma palavra especial aos Jovens, na luta pelos Direitos Humanos! Porque os jovens devem erguer, bem alto, a sua voz!!