Páginas
▼
quarta-feira, 20 de dezembro de 2017
terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Feira do Livro de Natal - biblioteca da EB António da Costa
A Feira do Livro voltou a ser uma oportunidade de adquirir livros a um preço convidativo, trazidos pelo Sr. Justino Barreiros, o livreiro que costuma garantir ums seleção muito interessante de títulos para esta época natalícia.
O calendário de visitas das turmas à feira do livro este ano já incluiu as novas turmas do 1º ciclo!
Para todos os que comprararam livros ou que apenas visitaram a Feira do Livro, votos de boas leituras!!!
segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
domingo, 10 de dezembro de 2017
Exposição de Natal - Biblioteca da António
A nossa biblioteca ficou linda com os trabalhos de Natal e dos Direitos Humanos.
Este ano temos a novidade dos trabalhos dos alunos de Física e Química das professoras Ana Cortez e Rita Penedo. Temos árvores de Natal e Presépios com os objetos de laboratório, com átomos e moléculas combinados em compostos químicos e... em enfeites e mágicas bolas de Natal! Também a magia da eletricidade desenha constelações que mal conseguimos ver nas nossas cidades com excesso de luz. Evocação das estrelas que guiaram os reis magos?
Os trabalhos da disciplina de Espanhol, "Celebrando las Navidades", trazem-nos os costumes de Natal do nosso país vizinho. Vê-se o entusiasmo colocado na sua elaboração, tanto pelos alunos como pela professora Patrícia Neves. O dia principal destas festividades é o Dia de Reis e por isso a nossa exposição durará até lá!
Os trabalhos de Inglês, sobretudo dos alunos da professora Isabel Aldinhas também estão presentes, assim como alguns de Francês, da professora Manuela Bota. Deseja-se um Bom Natal, nas línguas que se aprendem na nossa escola!
Este ano a disciplina de Português está principalmente representada pelos trabalhos das turmas de 7º ano, das professoras Maria de Jesus Gaspar e Sílvia Silva. Mensagens cheias de significado, mas tão leves que estão prestes a levantar voo dos nossos placares!
E espera-se umas boas festas para todos! Ou, pelo menos, as melhores possíveis... Pois não esquecemos a tristeza que se abateu sobre o nosso país, este ano. Por isso, o nosso pinheiro de Natal teve de ser diferente! Mas com a esperança de que algumas coisas venham a melhorar e a nossa floresta passe a ser melhor tratada e protegida!
Boas Festas! Boas Leituras!
(atualização 23-12-2017)
segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
FONES - Apresentação de uma "História da Ajudaris"
- O que
acontece a quem anda de fones nos ouvidos, a circular na rua!?
- O que acontece quando temos uma irmã mais velha,
muito CHATA que não nos liga nada?
- O que acontece quando temos um irmão mais novo que não nos larga,
que usa as nossas coisas,
sem pedir...
- ...
e que nos estraga TUDO!!?
- O que acontece quando
temos uma mãe frenética, sempre ocupada, a correr para o trabalho, a
fazer comida, a pendurar roupa, a passar a ferro...?
- ... sem tempo para nos falar... e para nos pentear
o cabelo, como em pequeninas...
- ... ou para contar uma
história...
- O que acontece quando temos
um pai obcecado pelo trabalho?
- ... que sai muito cedo?....
- ... que chega muito
tarde?...
-
... que mesmo ao fim de semana trabalha, trabalha, trabalha no computador lá de
casa...?
- O que acontece quando sentimos que ninguém nos dá atenção...?
- O que
acontece a quem anda com "fones nos ouvidos do coração", a circular
na vida?...
- As respostas a todas estas perguntas poderão encontrar na
nossa história entitulada "FONES"!
- Encontra-se na página 146, do
livro 2, da AJUDARIS 2017!
- Esperemos que gostem!
- Nós gostámos de a escrever... e de sermos solidários com...
- ... a AJUDARIS!!!
Integrado no Programa do 3º Encontro de Bibliotecas Escolares de Almada foi apresentado o Projeto "Histórias da Ajudaris", apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares. As nossas alunas do Clube de Leitura da Biblioteca da Escola D. António da Costa apresentaram a história redigida no clube e que foi selecionada pela Ajudaris para constar no vol. 2, de 2017. O tema deste ano foi "A Família". Num diálogo empolgante, a Ana Sofia Milheiro e a Rafaela Ferreira, encheram de curiosidade a assistência, em relação à nossa história. Correu muito bem a apresentação! Este livrinho poderá ser adquirido, em breve, na Biblioteca.
terça-feira, 28 de novembro de 2017
sábado, 25 de novembro de 2017
sexta-feira, 24 de novembro de 2017
quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Biblioteca da António - Requalificação em marcha...
"Os livros, esses animais sem pernas, mas com olhar, observam-nos mansos desde as prateleiras. Nós esquecemo-nos deles, habituamo-nos ao seu silêncio, mas eles não se esquecem de nós, não fazem uma pausa mínima na sua vigia, sentinelas até daquilo que não se vê. Desde as estantes ou pousados sem ordem sobre a mesa, os livros conseguem distinguir o que somos sem qualquer expressão porque eles sabem, eles existem sobretudo nesse nível transparente, nessa dimensão sussurrada. Os livros sabem mais do que nós mas, sem defesa, estão à nossa mercê. Podemos atirá-los à parede, podemos atirá-los ao ar, folhas a restolhar, ar, ar, e vê-los cair, duros e sérios, no chão.
(...) Os livros, esses animais opacos por fora, essas donzelas. Os livros caem do céu, fazem grandes linhas rectas e, ao atingir o chão, explodem em silêncio. Tudo neles é absoluto, até as contradições em que tropeçam. E estão lá, aqui, a olhar-nos de todos os lados, a hipnotizar-nos por telepatia. Devemos-lhes tanto, até a loucura, até os pesadelos, até a esperança em todas as suas formas."
José Luís Peixoto, in Abraço
(...) Os livros, esses animais opacos por fora, essas donzelas. Os livros caem do céu, fazem grandes linhas rectas e, ao atingir o chão, explodem em silêncio. Tudo neles é absoluto, até as contradições em que tropeçam. E estão lá, aqui, a olhar-nos de todos os lados, a hipnotizar-nos por telepatia. Devemos-lhes tanto, até a loucura, até os pesadelos, até a esperança em todas as suas formas."
José Luís Peixoto, in Abraço